Em reunião ocorrida nesta terça-feira,dia 29, com o Mercantil do Brasil e o Ministério Público do Trabalho (MPT), emBelo Horizonte, para dar prosseguimento às discussões sobre a ação PAJ00052.2004.03.000/1, referente à Lei Estadual 12.971 de 27/07/1998, que prevê ainstalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços dobancos, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte mais uma vez cobrou do bancoa apresentação de propostas decentes para garantir mais segurança para funcionários,clientes e usuários.
Dentre as propostas insuficientesapresentadas pelo Mercantil, estão a contratação de um seguro de vida em grupopara todos os funcionários totalmente custeado pelo banco e a adoção de umanova forma de abastecimento de numerário nos equipamentos de autoatendimento,que será implementada como modelo na cidade de Linhares, no Espírito Santo.
Durante a reunião, o Sindicato dosBancários de BH - que atua como assistente do MPT - cobrou medidas efetivaspara garantir a segurança dos bancários, clientes e usuários e apresentou aobanco uma série de reivindicações.
Entre elas, estão a assistência totalàs vitimas de assalto, sequestro e extorsão, o custeio total de medicamentos eo tratamento do funcionário por parte do banco, estabilidade de emprego eindenização ao funcionário vítima de assalto, sequestro e extorsões em virtude deexercício da função da atividade bancária e adicional de risco de morte, dentreoutras.
Para Marco Aurélio Alves, funcionáriodo Mercantil e diretor do Sindicato, este é um importante momento para avançarna questão da segurança bancária. "Este é o momento certo para exigirmosque o Mercantil respeite seus funcionários e clientes, que são expostos ariscos com a falta de segurança nas agências, já que o banco encontra-se acuadopelo Sindicato e pelo Ministério Público por ter perdido a ação relacionada à segurançaem suas agências. Agora, se o banco não investir, terá que arcar com opagamento de pesadas multas por descumprimento da legislação estadual sobre otema", afirmou.
Já o funcionário do Mercantil e diretordo Sindicato, Vanderci Antônio da Silva, destacou que os bancos têm a obrigaçãode oferecer mais segurança e qualidade de vida aos clientes e funcionários."O Mercantil do Brasil não pode fugir de sua responsabilidade.
Na reunião, apresentamos diversasreivindicações que chamaram a atenção do MPT para o descaso do banco e osproblemas enfrentados com a falta de segurança nas agências. Neste momento,temos grandes chances de conquistar melhorias e, por isso, manteremos firmenossa luta e mobilização para garantir melhores condições de trabalho nas agênciase mais segurança para bancários, clientes e usuários", concluiu. (Fonte:SEEB BH)


0
0
0
s2sdefault