Paraconseguir apoio do PTB à candidatura à reeleição, a presidente Dilma Rousseffloteou uma das vice-presidências da Caixa ao partido, que já ocupava uma vagana cúpula do Banco do Brasil desde junho passado. A nomeação comovice-presidente corporativo de Luiz Rondon Teixeira de Magalhães Filho,primeiro tesoureiro do PTB, foi publicada na edição desta segunda-feira, 5, doDiário Oficial da União.
Opartido que já foi presidido pelo delator do mensalão, o deputado cassadoRoberto Jefferson, não ocupa ministérios na Esplanada, mas já havia sidocontemplado em junho com o cargo de vice-presidente de Governo do Banco doBrasil. A vaga era ocupada pelo atual presidente do PTB, Benito Gama, quedeixou o posto para se candidatar a deputado pela Bahia.
Gamaassumiu o comando do PTB após Jefferson pedir licença do cargo, depois de tersido condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão. Eleesteve presente no encontro nacional do PT, na sexta-feira, em São Paulo.
Efeitos
Opartido aliado deve formalizar neste mês o apoio à reeleição de Dilma. OPalácio do Planalto pretende com isso neutralizar as ameaças de rebelião dabase aliada por outros partidos, como PR e PROS.
Forada Esplanada, o PTB conseguiu um cargo na Caixa que tradicionalmente eraocupado pelo PMDB. O último que despachou como vice-presidente corporativo oude pessoa jurídica, como era chamado o cargo, foi Geddel Vieira Lima, quechegou a pedir pelo microblog Twitter que Dilma o exonerasse do cargo parapoder disputar a eleição ao governo do Estado.
Coma nomeação, o PTB conseguiu ocupar cargos nos dois principais bancos públicoscomerciais. No BB, Benito Gama indicou para substituí-lo Valmir Campelo,ministro que se aposentou do Tribunal de Contas da União (TCU) antes mesmo decontemplar 70 anos para assumir o posto no banco estatal. Rondon, o indicadopelo PTB para a vice-presidência da Caixa, foi o homem do partido naEletronuclear e secretário adjunto de Previdência Complementar no Ministério daPrevidência.
Cidades
Jáa nomeação de José Carlos Medaglia Filho à vice-presidência de Governo da Caixaé indicação do PT. Ele substitui Gilberto Magalhães Occhi, que saiu do bancoestatal para assumir o Ministério das Cidades. Occhi é ligado ao PP. O ministroconseguiu levar para a pasta Raphael Rezende Neto. Ele pediu exoneração docargo de vice-presidente de Controle e Risco na Caixa para ser diretor deMobilidade Urbana. No lugar dele, ficará interinamente a funcionária decarreira Alexsandra Braga.
Odeputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão de Geddel, disse que a presidêncianacional do partido deve se pronunciar sobre a troca, que deve levarinsatisfação às bancadas. "Para o PMDB nacional é uma demonstração deperda de espaço. Não conseguiu ampliar a participação nos ministérios e aindaabre mão de espaços como esse que já estavam certos", afirmou. Ele disse,porém, que não há no Estado "nenhum tipo de preocupação" porque naBahia o PMDB apoia a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB).

Paraa vaga de Geddel, o PMDB tinha indicado Roberto Derziê, funcionário de carreirahá mais de 20 anos no banco. A escolha tinha o aval de Jorge Hereda, presidenteda instituição, que queria ver um nome técnico na vaga depois que Geddel pediudemissão por uma rede social, mas a presidente deu o cargo ao PTB. (Fonte:Estadão)
0
0
0
s2sdefault