ASíndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido deesgotamento físico e mental intenso, definido em livros médicos como "()um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada àvida profissional".
Adenominação vem do inglês "to burn out" (queimar por completo),também chamada de síndrome do esgotamento profissional; foi assim chamada pelopsicanalista nova-iorquino Herbert J. Freudenberger, após constatá-la em si mesmo,no início dos anos 1970.
Adedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante dasíndrome, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar altograu de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnoutmede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional.
Sofrecom o que tem início com satisfação e prazer, mas que termina quando essedesempenho não é reconhecido.
Nesseestágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional setransformam em obstinação e compulsão. O paciente nesta busca sofre, alem deproblemas de ordem psicológicas, forte desgaste físico, gerando fadiga eexaustão.
Éuma patologia que atinge em maior número membros da segurança pública, da saúdepública e da educação - segundo o psicanalista estadunidense.
Os 12 estágios de Burnout
1.Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz.
2.Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudosozinho e a qualquer hora do dia (é o chamado imediatismo);
3.Descaso com as necessidades pessoais. Por exemplo: comer, dormir, sair com osamigos começam a perder o sentido;
4.Recalque de conflitos: o portador percebe que algo não vai bem, mas nãoenfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas.
5.Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinhavalor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida daauto-estima é o trabalho.
6.Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados,tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais sãorepelidos. Cinismo e agressão são os sinais mais evidentes.
7.Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização).
8.Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeirascom bom senso e bom humor).
9.Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens,recados etc);
10.Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
11.Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde osentido;
12.Finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, quecorresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado deemergência e a ajuda médica e psicológica tem que ser prestadas com urgência.
Segundoo Dr. Jürgen Staedt, diretor da clínica de psiquiatria e psicoterapia docomplexo hospitalar Vivantes, em Berlim, parte dos pacientes que o procuram comdepressão são diagnosticados com a síndrome do esgotamento profissional.
Oprofessor de psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do InstitutoSuperior de Tecnologia de Zurique, registra o crescimento de ocorrência deBurnout em ambientes profissionais, apesar da dificuldade de diferenciar a síndromede outros males, pois ela se manifesta de forma muito variada: "Uma pessoaapresenta dores estomacais crônicas, outra reage com sinais depressivos; aterceira desenvolve um transtorno de ansiedade de forma explícita", eacrescenta que já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamentoprofissional.
Burnouté geralmente desenvolvida como resultado de um período de esforço excessivo notrabalho com intervalos muito pequenos para recuperação.

Pesquisadoresparecem discordar sobre a natureza desta síndrome. Enquanto diversos estudiososdefendem que Burnout refere-se exclusivamente a uma síndrome relacionada àexaustão e ausência de personalização no trabalho, outros percebem-na como umcaso especial da depressão clínica mais geral ou apenas uma forma de fadigaextrema - portanto omitindo o componente de despersonalização. (Com informaçõesdo Wikipédia e da redação do Espaço Vital). (Fonte: Jus Brasil)
0
0
0
s2sdefault