Novoprotesto por mais empregados e melhores condições de trabalho
Osempregados da Caixa Econômica Federal não suportam mais excesso de trabalho,estresse, horas extras diárias e adoecimento ocasionado pelo déficit detrabalhadores. Para pressionar a empresa a melhorar as condições de trabalho, oSindicato dos Bancários de Brasília e os aprovados no concurso de 2012realizaram, nesta terça-feira (6), mais um ato conjunto por mais contratações.
Aatividade começou em frente à agência da Caixa do Setor Comercial Sul. Emseguida, os manifestantes seguiram em caminhada até o Edifício Matriz II.
Empregadosque trabalham no Matriz II e nas imediações do prédio aprovaram a manifestaçãopor mais contratações e participaram do ato com palavras de apoio.
Faltapouco mais de um mês para o fim da validade do concurso da Caixa de 2012 e obanco não mostra disposição em realizar as contratações dos aprovados nocertame. O Sindicato, com o apoio dos aprovados, cobra que essas contrataçõessejam realizadas com urgência, uma vez que a Caixa convoca lentamente osaprovados.
Dest já autorizou acontratação de mais empregados
Desde2013, o aumento da dotação de empregados da Caixa para 111.922 empregados foiaprovado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais(Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
"Nasnegociações com os sindicatos, incluindo o de Brasília, a Caixa afirma que nãotem condições financeiras de contratar mais empregados. No entanto, constatamosque a informação é infundada, pois o próprio Dest já autorizou as novascontratações. Em vez de a Caixa contratar os aprovados, fez novo concurso comuma despesa muito maior. A Caixa gastou R$ 28 milhões no concurso realizado em2012. Já no certame de 2014 foram investidos mais de R$ 40 milhões",critica o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também éempregado da Caixa.
Enquantoas convocações ocorrem a conta-gotas, os empregados vivem um verdadeiro mar deestresse e adoecimento com as agências lotadas e o serviço sendo acumuladodevido ao número insuficiente de trabalhadores.
OSindicato recebeu várias denúncias de trabalhadores que fazem horas extras emexcesso, adoecimento generalizado ocasionado pela sobrecarga de trabalho,gerentes que não batem o ponto e que trabalham mais de oito horas diárias,entre outras irregularidades.
Outrodado alarmante apurado durante as visitas do Sindicato nos locais de trabalho éque as agências com grande demanda de atendimento funcionam com a dotação de 12a 20 empregados a menos que o mínimo necessário.
"Continuaremospressionando a Caixa para que as contratações ocorram com a agilidadenecessária. Os empregados não podem mais ficar submetidos a situações deestresse e sobrecarga constante no trabalho", ressalta Wandeir.
Repercussão

Alémdo apoio dos empregados do Matriz II e da população, o ato organizado peloSindicato e pelos aprovados no concurso de 2012 foi destaque na imprensa local.Os sites Correioweb e Educação Avançada destacaram a manifestação realizadanesta terça em Brasília. (Fonte: SEEB Brasília)
0
0
0
s2sdefault