Apartir de agora, os contribuintes podem usar smartphones e tablets parainformar ocorrências relativas à apuração mensal do imposto obrigatórioCarnê-Leão. O aplicativo App Carnê-Leão foi lançado hoje (6) pelo secretário da Receita Federal,  Carlos Alberto Barreto,  na 48ª Assembleia Geral do CentroInteramericano de Administrações Tributárias (Ciat), que ocorre desde ontem (5)no Rio de Janeiro.
Desenvolvidopara os sistemas Android e iOS, da Apple, o aplicativo destina-se às pessoasfísicas que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, e queestejam sujeitas a recolher o imposto mensalmente. Carlos Alberto Barretodestacou que o lançamento do aplicativo faz parte do esforço da Receita deintensificar os investimentos em tecnologia para reduzir a burocracia efacilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes.
Osecretário ressaltou que o novo aplicativo oferece a possibilidade defotografar comprovantes das ocorrências, como os recibos de aluguéis. Ao finaldo processo, o App Carnê-Leão permite gerar o Documento de Arrecadação deReceitas Federal (Darf), que será pago nos bancos. Outra vantagem do novoaplicativo é a apresentação dos demonstrativos mensais e anual e o envio doarquivo para o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do próximoano.
OApp Carnê-Leão é gratuito. Ele já está disponível para download nas lojas Applee Google. Atualmente, a Receita oferece outros aplicativos nas duas lojas: oApp CNPJ (que verifica a regularidade fiscal de empresas), App Pessoa Física(que informa a situação do CPF e o acompanhamento da restituição do Imposto deRenda), App Viajantes (destinado ao pagamento de impostos sobre bagagenstrazidas do exterior), App Importador (que permite acompanhar a situação dasmercadorias nas alfândegas) e o m-IRPF (que permite o preenchimento daDeclaração do Imposto de Renda Pessoa Física).

Fonte:Agência Brasil
0
0
0
s2sdefault