Apósuma série de informações desencontradas acerca da participação nos lucros eresultados (PLR) as quais criaram expectativas ao apontarem, dia após dia, adata de pagamento, sem, no entanto, ser concretizado, os trabalhadores do Bancodo Nordeste do Brasil (BNB) foram “obrigados” a romper a barreira da “esperacom tranquilidade”. Numa grande demonstração de força e disposição de lutapartiram para a mobilização como forma de pressionar os patrões - Banco eGoverno Federal – a reconhecerem seu valor e sua importância na construção dolucro e resultados do Banco, cobrando-lhes o cumprimento do Acordo Coletivo deTrabalho quanto ao pagamento, devido, da verba.
Insatisfeitoscom as desinformações por parte do BNB e pela maneira discriminatória com quevêm sendo tratados pelo Governo Federal, haja vista este já ter autorizado a“distribuição” dos dividendos, inclusive a si próprio por ser acionistamajoritário do Banco, sem, no entanto, levar em consideração a PLR, nos últimosdez dias os funcionários vêm desenvolvendo uma sequência de manifestações, atospúblicos, assembleias em sindicatos, paralisações e greves em todo o país naárea de atuação do Banco.  No dia dois demaio, ainda no clima do “Dia do Trabalhador”, as ações se intensificaram commais paralisações e greves em diversas agências, sobretudo nas Capitais doNordeste, além de manifestações públicas e na Direção Geral, encaminhadas com oapoio dos Sindicatos e da AFBNB.
Éoportuno lembrar que os dividendos não só foram autorizados, como já forampagos aos acionistas. A PLR dos trabalhadores, Não! Então, como justificar talprocedimento se ambas as verbas decorrem do lucro líquido do Banco, geradopelos trabalhadores? Como justificar o não pagamento da PLR se o Banco tem aobrigação de fazê-lo após pagar os dividendos aos acionistas conforme consta doacordo coletivo de trabalho (ACT) assinado pela Instituição com os sindicatos?Como justificar o não cumprimento do que está estabelecido no referido ACT se opagamento dos dividendos expressa o reconhecimento do lucro por parte do Banco,e por extensão pelo próprio Governo Federal? Não houve o mesmo empenho emrelação à PLR quando do pedido de autorização para pagar os dividendos ou oprocedimento adotado foi apenas em função do que foi concretizado? Sãoperguntas que devem estar no centro da inquietação dos funcionários, as quaisnão deixam calar e exigem respostas. Como se pode constatar, a luta dosfuncionários do BNB é mais do que justa e coerente. O que não é justo nem fazsentido é não honrar compromissos! Isso é desrespeitoso e é agir negativo.
AAFBNB chama a atenção da Superior Administração do BNB para a obrigatoriedadedesta em fazer um pronunciamento oficial, sincero, transparente e positivoquanto ao resultado da reunião que ocorreu ontem (5) em Brasília. Segundoinformou a comissão que negocia com o Banco, a reunião foi agendada para tratardo assunto junto aos órgãos de Governo. Neste sentido, também alerta quanto àtomada para si (BNB) da propriedade dessa matéria no tocante a informaçõesprecisas, sob pena de deixar os funcionários do Banco órfãos ou à mercê deregistros desencontrados e evasivos, o que pode gerar, além de muita confusão,descrédito na condução do processo.
Coma palavra, a Superior Administração do BNB.
Pagamentoda PLR já!

Fonte:AFBNB
0
0
0
s2sdefault