Foirealizada, nesta terça-feira (06/05), reunião da mesa permanente de negociaçãoda CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, no hotel San Marco, em Brasília. Pela CAIXA, estavapresente o coordenador de negociação Almir Márcio Miguel. Já a Comissão denegociação da CONTEC foi coordenada pela diretora de Finanças, Rumiko Tanaka.Também estavam presentes: Eudimar Bandeira (FEEBNN/SEEB AM), Carlos RobertoRodrigues (FEEB Paraná e SEEB Maringá), Sérgio Luiz da Costa (SEEB GO), CarlosCastro e Marcelo Vitor (Advocef), Moacir Deves (Delegacia da CONTEC no RS) eJosé Maria Loureiro (Seeb Franca).
Oencontro teve por pauta vários temas de interesse dos empregados da CAIXA, comdestaque para o pagamento de horas extraordinárias, condições de trabalho,novas contratações, critérios utilizados para definição de metas, regularizaçãoda licença maternidade, licença-prêmio, carreira profissional e assédio moral.
Oprimeiro tema do debate foi o pagamento das horas extraordinárias. Naoportunidade, a CONTEC apresentou vários problemas quanto ao descumprimento doACT em algumas agências. Foram relatados casos de agências com até 15empregados, que não está descumprindo o ACT, que estabeleceu o pagamento de100% das horas extras.
Outroproblema apontado pela CONTEC, é o não cumprimento da cláusula do ACT queestabelece o mínimo de cinco dias úteis para negociar a compensação. Em algumasagências, há empregados sendo coagidos a compensar no prazo de 24h.
ACONTEC solicitou providências por parte da CAIXA no sentido de regularizaressas situações. E informou que há denúncias de que alguns gestores dessaspequenas agências estão propondo o pagamento de apenas 60%. O que fere o ACTassinado com o banco.
Naocasião, a CONTEC colocou que é contra qualquer tipo de hora extraordinária.Para ela, o ideal é que a CAIXA tenha um quadro de pessoal adequado ao volumede trabalho da empresa. Logo, as horas extraordinárias seriam utilizadas apenasem casos excepcionais. Para a CONTEC, a prática comum de horas extras acarretaao empregado várias doenças laborais que fatalmente influenciam na qualidade devida do trabalhador.
Tendoem vista as mudanças climáticas que o país está passando e ainda por questõesde segurança, muitas agências estão sofrendo com a falta de manutenção dosaparelhos de ar-condicionado. CONTEC solicitou a revisão dos contratos demanutenção dos equipamentos. Destacou ainda que há agências no Brasil em quepossuem apenas ventiladores, havendo necessidade urgente de substituição porclimatizadores ou ar-condicionados mais eficientes.
ACONTEC lembrou vários casos de agências que tiveram de fechar as portas porfalta de manutenção desses aparelhos ou até mesmo por ausência completa de ummecanismo de ventilação.
Porconta de tudo isso, a CONTEC solicitou a CAIXA que se faça um levantamento dasnecessidades nas agências quanto a esses equipamentos.
Quantoàs novas contratações, a CAIXA confirmou que pretende contratar mais em 2014. Obanco informou que atualmente tem 99.699 empregados em seu quadro. Sendo 7.978empregados, contratados apenas em 2013. Segundo o banco, a meta é atingir112.800 contratados.
ACONTEC também questionou os critérios de distribuição de metas, que para amaioria dos empregados é muito pesado e de difícil cumprimento. A CAIXArespondeu que as metas são controladas por critérios estatísticos e projetosdesenhados nacionalmente, verificado inclusive estudos de mercado e o potencialregional.
Noentanto, a CONTEC ponderou que é fundamental que a estrutura tecnológica daCAIXA seja revista. Em algumas localidades o sistema fica constantemente forado ar, dificultando o cumprimento das metas. Há relatos de agências em que oempregado leva mais de 24 horas para abrir uma conta corrente.
ACONTEC afirmou ainda que a CAIXA tem de levar em consideração que as metas nãopodem ser estabelecidas sem se considerar a variedade de produtos e atividadesa agência.
Aregularização da licença maternidade também foi tema de debates. A CONTECsolicitou a CAIXA um estudo no sentido de beneficiar as novas empregadasaprovadas em concurso, que entram em período de obter a licença maternidade.
Quantoà licença prêmio, a CONTEC fez algumas propostas sobre a conversão da licençaprêmio. Porém esse tema será abordado em outras reuniões.
ACONTEC também abordou vários assuntos com relação à valorização do trabalho dosengenheiros e arquitetos da CAIXA. Ficou agendado de marcar nova reunião paratratar desse assunto.
Naocasião, a CONTEC apontou vários fatos ocorridos nos locais de trabalhoressaltando que esse tema assédio moral é recorrente. Por isso, a necessidadeda CAIXA de intensificar as ações de combate ao assédio moral nos locais detrabalho. Neste tema, a CAIXA se comprometeu em averiguar as denúncias paratomar todas as providências necessárias.
AVALIAÇÃO- A reunião com negociadores da CAIXA,cujo corpo foi alterado em 50%, foiimportante a medida que os representantes da CONTEC colocaram vários assuntos eproblemas de interesse dos empregados da CAIXA. O debate amplia as conversaçõese negociações sobre os interesses dos empregados.
ORIENTAÇÃO- Divulgar e encaminhar as informações da reunião para todas entidadessindicais e empregados da CAIXA. (Fonte: CONTEC)


0
0
0
s2sdefault