OMinistério da Saúde orientou os municípios a prorrogar a campanha de vacinaçãocontra a gripe até atingirem 80% de cobertura do público-alvo. A campanha, quecomeçou no dia 22 de abril, terminaria nesta sexta-feira (9).
Atéesta quinta (8), mais de 21,3 milhões de brasileiros se vacinaram contra adoença, o que representa 53,6% da meta estabelecida. O Ministério da Saúdepretende imunizar 49,6 milhões de pessoas.
Ogrupo de mulheres pós-parto registrou a maior cobertura vacinal: 56,7% dessapopulação. Já gestantes, indígenas e trabalhadores de saúde estão entre os quemenos buscaram a imunização. Segundo a pasta, a vacina contra a gripe é segurae evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, mortes.
Avacina está disponível nos postos de vacinação para crianças entre seis meses ecinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povosindígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias,população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoasportadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condiçõesclínicas especiais.
Estaimunização é contraindicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em dosesanteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovos de galinha e seusderivados.
Aspessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentarprescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas decontrole das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estãocadastrados para receberem a vacina.

Ossintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dormuscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por faltade ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dormuscular intensa e prostração. (Fonte: Agência Brasil)
0
0
0
s2sdefault