Onúmero de inadimplentes no país acelerou 8,6% em abril ante mesmo mês do anopassado, maior alta anual desde janeiro de 2010, quando começou a pesquisa daConfederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil.
Combase nos dados aos quais tem acesso, a SPC estima que no fim abril existiamcerca de 53,8 milhões de consumidores inadimplentes no país, ante 52,5 milhõesem março.
Naanálise do presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas),Roque Pellizzaro Junior, a trajetória de consecutivas altas da inadimplênciacoincide com o período de apertos monetários, iniciado em abril de 2013 peloBanco Central, o que tem impactado negativamente na capacidade de os consumidoresquitarem seus compromissos.
"Oencarecimento do crédito associado à alta dos preços diminui o poder de comprado consumidor, que não consegue espaço no orçamento para pagar dívidas",disse Pellizzaro Junior.
Paraa economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, o aumento mensal foi puxadoprincipalmente por devedores que começaram a atrasar dívidas há menos de seismeses.
Onúmero de inadimplentes entre março e abril aumentou em todas as faixasetárias. No entanto, os adultos entre 25 e 39 anos são 41,2% dos inadimplentesna base do SPC Brasil.
Nacomparação anual, a maior contribuição para a alta das dívidas veio do segmentode bancos, seguradoras e planos de saúde, seguido pelos setores de telefonia,TV a cabo e internet, em segundo, e pelas dívidas nas contas de água, luz egás.

Fonte:Estadão
0
0
0
s2sdefault