Oendividamento da família brasileira chega em torno de dez salários mínimos e osistema financeiro como um todo, capitaneado pelo Banco Central, estuda regrase disciplinas para minimizar os graves problemas do consumo.
Epensando nesse aspecto, inseriu-se em favor do consumidor a portabilidadebancária, cujo significado principal se refere à concorrência e àpossibilidade, mediante custo zero, de mudar de banco. As hipóteses são amplas,abrangem o crédito imobiliário, consignado, financiamento de veículo, créditopessoal e operações bancárias, nas quais fica facultado ao consumidor apossibilidade de mudança.
Aagência responsável terá o prazo de cinco dias úteis para atender à solicitaçãoe propiciar concorrência até chegar a um denominador comum, mas é vedadaqualquer compensação em pecúnia ao cliente.
Essatipologia significa que ele não entrará num novo endividamento para mudar deinstituição financeira. Os recursos em conta, fundos e demais aplicações, casoopte pela mudança, serão transferidos via eletrônica para a nova instituição,livre de custo.
Emtermos concretos, conforme o risco que representa e a redução dos bancos pelaconcentração no país, poucas vantagens poderão ser experimentadas, de spread outaxa de juros, ou prazos mais dilatados para o pagamento das prestaçõesassumidas. O Brasil não ostenta uma forte poupança interna, e o artificialismode uma classe consumidora tem seus dias contados por uma bolha que se aproxima.
Comumverificar que a inflação pesa forte no bolso e, como a maioria da classeassalariada, não tem uma remuneração suficiente à economia de recursos, ocartão de crédito passa a ser o grande diferenciador, pois, na questão prática,são utilizados muitos, conforme a data do vencimento e se, eventualmente, oaderente cair no rotativo, quando não paga integralmente a fatura, há um saltode qualidade nos juros capitalizados exigidos.
Apolítica da redução dos juros não funcionou, a inflação voltou, e o consumocaiu mais fortemente, tanto assim que as entidades esperam um mercado menosanimado para o próximo domingo dia das mães.
Nãofizemos a lição de casa e o planejamento que fora adotado em algum passadoremoto deu pesados sinais de uma crise, sem data para ser superada. Aestabilidade da moeda é fundamental e as metas devem ser perseguidas. Aportabilidade bancária é uma ferramenta colocada à disposição do consumidorpara evitar o superendividamento ou romper com a ortodoxia de alguns bancos, osquais não negociam ou dificultam ao máximo o diálogo no encontro de uma soluçãoprática.
Nãoé sem razão que a justiça brasileira está abarrotada de ações de bancos, hoje,a grande maioria, de indenizações e revisão de contratos, mas pouco nos animasaber que a portabilidade é apenas um paliativo num macrocenário de indefiniçõesà espera do pleito eleitoral.
Adesestruturação do crescimento e um desenvolvimento micro fizeram com que osinvestimentos fossem esvaziados, intervenções frequentes do Governo enfraquecema credibilidade e a política tributária agressiva para compensação de perdas debenefícios fiscais e políticas sociais praticadas, tudo isso tem, no final, umaconta salgada.

Averdadeira revolução do crédito consiste na sabedoria do seu uso, e não emmilagres de concessões de mão única e perdas de mão dupla, a conscientização éfundamental e essencial para a maioria dos consumidores brasileiros. (Fonte:Conjur)
0
0
0
s2sdefault