HSBCe Santander foram os bancos que mais tiveram reclamações, em abril. Ambosapresentaram os maiores índices de queixas procedentes entre as instituiçõescom mais de um milhão de clientes, segundo o Banco Central.
HSBCatingiu o índice de 1,67 e o Santander, até então invicto no primeiro lugarneste ano, bateu 1,6. O terceiro lugar ficou com o Banrisul, que mantém aposição desde fevereiro, marcando 0,99. Em seguida veio o Banco do Brasil,repetindo a colocação de quarto lugar do mês anterior, ao registrar 0,89.Logoapós apareceu o Bradesco, de volta aos cinco primeiros, cravando 0,81 e deixandoa Caixa para a sexta posição.
Oíndice é a forma usada pelo Banco Central para estabelecer o ranking, pois levaem consideração a diferença do tamanho da clientela. O cálculo é feito contandoo número de reclamações, dividindo pelo número de clientes e multiplicando oresultado por 100 mil.
Entreas maiores queixas estão débitos não autorizados em conta, sendo o Santander ocampeão nesse quesito.
Tarifase cobranças irregulares de serviços não contratados é o segundo tipo de maiorreclamação, sendo líder o BB.
OBradesco vence na categoria de esclarecimentos incompletos ou incorretos – aterceira maior demanda em que foi constatado descumprimento de normas doConselho Monetário Nacional ou do Banco Central do Brasil.
Protestos
Enquantoos dados mostram insatisfação dos clientes, os trabalhadores reivindicam fimdas demissões, mais contratações e melhores condições de trabalho junto.
Deacordo com dirigentes sindicais, representante do HSBC informou, ao final de2013, que haveria um processo de reestruturação nas agências. Conforme apuraçãodo Sindicato, desde então, o banco tem demitido e fechado unidades.
OSantander, por sua vez, eliminou 4.833 vagas em um ano. Só de janeiro a março,foram fechados 970 postos de trabalho.
Enquantoos dados do Banco Central mostram insatisfação dos clientes, os trabalhadoresrecebem metas impossíveis e, muitas vezes, adoecem com a falta de funcionários.
Jornadasde luta contra o HSBC e Santander estão sendo feitas pelo Sindicato parareivindicar o fim das demissões, melhores condições de trabalho para um melhoratendimento ao cliente, contratação e redução de tarifas, durante o mês de maio.

Osprotestos tomam também a arena virtual, em que a hashtag#santanderbastadedemissoes relaciona falta de funcionários com desrespeito aosclientes e trabalhadores. (Fonte: SEEB SP)
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