No contexto dasdiscussões que devem permear o XX Congresso Nacional dos Trabalhadores do BNB,a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil está reeditando elançando novos conteúdos como forma de contribuir para aqueles que participarãodo evento no final deste mês de maio. São textos, teses e conteúdos quedestacam a visão da AFBNB acerca do papel do Banco no tocante à sua estratégiae atuação no desenvolvimento e das demandas que pautam as lutas da Associação.
O conteúdo estádisponibilizado em um banner específico sobre o assunto e está à disposição paraa leitura dos interessados.
Acompanhe, participe edebata.
Leia abaixo texto sobreo papel desenvolvimentista do Banco:
Pela reafirmação doBNB enquanto instituição de desenvolvimento
A estratégia dedesenvolvimento do BNB
O conceito dedesenvolvimento numa Instituição com o caráter do Banco do Nordeste do Brasil(BNB) deve permear toda sua estrutura organizacional, as suas estratégias decaptação e aplicação de recursos e, sobretudo, a sua política de RecursosHumanos. Assim, a concepção e o caráter de desenvolvimento devem perpassartodas as atribuições institucionais e peculiares dos cargos e das funçõesdesempenhados pelos funcionários. Esses são elementos que devem nortear todasas atividades do Banco, pois seus funcionários são acima de tudo trabalhadoresde uma instituição de desenvolvimento.
Esse entendimentoconstitui motivo para que a AFBNB defenda um plano de cargos e remuneraçãocompatível com uma Instituição de Desenvolvimento, como o que é praticado embanco de desenvolvimento, semelhante ao do BNDES, por exemplo, considerandoinclusive o piso salarial, e negociação salarial em mesa específica dos bancospúblicos. Assim, é necessário considerar algumas especificidades comointernalizar a valorização da competência e a qualificação dos funcionáriosenquanto responsáveis pelo cumprimento da missão de desenvolvimento.
Entretanto, até que seconsiga alcançar esse objetivo, é necessário intervir na discussão do modeloatual e buscar contribuir para a sua melhoria. Considerando a realidade nobanco, em especial, nas agências, o que temos é, para não dizermos a ausênciade uma estratégia de desenvolvimento, algo que não se consubstancia como umaestratégia integrada, mas ações fragmentadas que não conseguem manter como focoprincipal o desenvolvimento. No programa de ação, por exemplo, observa-se apouca internalização e desconhecimento de tal estratégia pela maioria dostrabalhadores do banco; É uma estratégia que parece focar todo o caráterdesenvolvimentista do Banco em poucas funções e que ao mesmo tempo não hádefinição do que se pretende obter com elas, nem se consegue visualizar osmecanismos para o envolvimento de todos em seus processos.
Ao longo dos anos aAssociação tem defendido que é fundamental ao BNB ter uma estratégia discutidae formulada em articulação com a sociedade. Essa visão contempla a organizaçãode produtores/empresas e movimento sociais, com respaldo em uma políticavoltada para a região e referendada por um planejamento democrático que vise aocumprimento de sua missão institucional. Esse processo deve se dar no âmbito daSUDENE/Ministérios e Governos Estaduais, e com forte atuação do Banco, por meiodo ETENE e da Área de Políticas de Desenvolvimento, além da definição da formade gerenciamento estratégico de sua gestão.
Essa estratégia devepermear todas as funções e precisa ter o apoio e ações concretas em nível deDiretorias, das Superintendências, dos Gestores em geral, e traduzir-se emqualificação do corpo técnicos, técnicos de campo e das Centrais, deconsultores, dos agentes de desenvolvimento e dos demais segmentos defuncionários do banco.
Esse contexto remete aabordagem para uma questão bem atual e muito discutida no banco já há algumtempo, que é a reformulação do plano de funções. Um exemplo clássico é o casoda função de agente de desenvolvimento, a qual foi constituída em 1996 com afinalidade de ampliar e dar mais visibilidade às ações desenvolvimentistas doBanco, cujo titular é o responsável por ações diretas e integradas na região.De uma atribuição nobre, os agentes permaneceram um período abandonados àprópria sorte e passaram a desempenhar diversas atividades uma agência, menosações integradas de desenvolvimento.
A função passou poruma ameaça de mudança de nomenclatura para Gerente de Negócios Territoriais, oque mudaria toda a essência do trabalho, e agora se encontra em reformulação. Oefetivo desse segmento foi drasticamente reduzido para cerca de 50% doquantitativo inicial, com exigência de outro perfil a partir das novasatribuições propostas.
A AFBNB tem abordado otema estratégia de desenvolvimento do Banco em diversos documentos. Listamosabaixo alguns deles. Apesar do lapso temporal, a leitura é atual e questionadora;vale a pena ler:
A funçãodesenvolvimentista do BNB
A Associação dosFuncionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) foi constituída para lutarpelos direitos dos trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e pelofortalecimento do Banco. Nesse intuito, busca promover a discussão em nívelinterno, no seio da sociedade e junto às lideranças nacionais no sentido degarantir o apoio e os recursos necessários ao BNB para realizar a sua missãoprimeira: reduzir as desigualdades regionais por meio da integração econômicada região com o país, com inclusão econômica e social, prioritariamente dospequenos produtores/empresas.
Nessa perspectiva,será que adianta internalizar estratégias que visam a fortalecer o Banco nomesmo campo, por exemplo, de um banco comercial, ou voltado em especial àcarteira comercial, sem o cumprimento integral de sua missão? Que sentido há emse implantar grandes projetos sem que os mesmos ajudem a transformar a vidaeconômica e social em volta, como aborda o texto do Projeto Nordeste?
Por isso, é importantedestacar que a AFBNB é constituída por trabalhadores preocupados em construirum país justo; neste intuito, ao longo de sua história, a Associação produziuvários documentos com o objetivo de discutir e apresentar questões e propostas.Um dos exemplos históricos do protagonismo dos funcionários do Banco foi aelaboração de um documento sobre o novo perfil do BNB, no final de 2002, paraser entregue ao recém-eleito presidente Lula. É este documento que vamosresgatar hoje, considerando, novamente, o momento que estaremos vivendo,procurando alimentar o debate sobre “um Nordeste Melhor” e “um BNB quequeremos”.
O objetivo dodocumento, denominado “O Banco de desenvolvimento do Nordeste”, foi levantar areal situação do Banco e apesentar para o futuro governo o perfil de gestão queo funcionalismo queria (quer) para o BNB. A participação dos funcionáriosnaquele processo de reestruturação e redemocratização do Banco teve (teria),como ponto alto, a realização de um seminário envolvendo diversos segmentos dasociedade, inclusive da classe política - “café da manhã” - em novembro de2002, em Fortaleza, com mais de 150 participantes.
O diagnóstico –elaborado por um grupo de técnicos do Banco da ativa e aposentado conhecidocomo equipe de transição do BNB – enumerou as características que osfuncionários vislumbravam (vislumbram) como imprescindíveis para que o BNBvoltasse (volte) a ser um banco transparente e de forte atuação pelodesenvolvimento do Nordeste e de toda a sua área de atuação enfim.
Como o Banco deveoperar?
A proposta apresentadaem 2002 continua atual em muitos aspectos. De acordo com o documento, asdiretrizes que devem nortear o planejamento do Banco apontam para mudançasimportantes, tanto na esfera institucional quanto no enfoque das políticaspúblicas, especialmente aquelas voltadas para a democratização do crédito.Conheça algumas diretrizes consideradas essenciais:
a) Sobre a açãoinstitucional
• BNB Como PartícipeLegítimo da Concepção das Políticas Públicas para o Nordeste do Brasil emharmonia com a SUDENE (e demais instituições de desenvolvimento regional).
• Recuperação doplanejamento institucional.
• O processo de definiçãodas diretrizes estratégicas do Banco deve ser liderado pelo ETENE e Área dePolíticas de Desenvolvimento.
• A atuação primordialdo BNB sobre o crescimento econômico nordestino deve ter impacto máximo sobre amelhoria do padrão de vida da população.
• As atividadesessenciais do BNB não podem e não devem ser entregues a empresas terceirizadase quarterizadas.
• O BNB deveurgentemente recuperar sua massa crítica (capacitação do funcionalismo para odesenvolvimento do planejamento do banco em todas as suas dimensões e de suaimplementação).
• BNB deve envidaresforços para incrementar o nível de cooperação entre todos os órgãos atuantesno processo de desenvolvimento econômico e social regional.
• O BNB devefortalecer a massa crítica existente nas universidades nordestinas a partir dedemandas de estudos de relevância para a economia regional.
• Avaliação erecredenciamento da rede de escritórios elaboradores de projeto ereestruturação das centrais de análises de crédito do BNB.
b) Sobre o direcionamentodo crédito:
• BNB deve dar ênfaseno apoio às micros, pequenas e médias empresas da Região (MPMEs) e às diversasformas de associações de produtores rurais e urbanos.
• Banco deve apoiar ofortalecimento das MPMEs e Associações de Produtores através da garantia deacesso ao crédito, à tecnologia e a mercados.
• BNB deve promover aorganização de redes de cooperativas e procurar desmantelar as estruturas institucionais que afetam principalmente os mercados,que são oligopolizados.
• Banco deve apoiardecisivamente o processo de diversificação econômica nas áreas de monoculturas.
• Banco deve apoiar ofortalecimento da infraestrutura econômica e social que atenda às MPMEs e asassociações de produtores.
• BNB deve darespecial atenção à competitividade das atividades a serem apoiadas.
Por fim, o documentoaponta que o BNB deve manter diretrizes estratégicas compatíveis com o padrãode crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil atual. O BNB tem quepromover mudanças essenciais visando consistência de sua políticadesenvolvimentista com as estratégias políticas estaduais, regionais enacionais.

Fonte: AFBNB
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