A Comissão Europeiaapresentou de maneira formal uma acusação contra o Crédit Agricole, HSBCHoldings e JPMorgan Chase por violações referentes a regras de concorrência,sob a suspeita de que os três bancos conspiraram para manipular juros naEuropa.
A comissão disse, emum comunicado, que tem preocupações de que os bancos participaram em um"esquema de conluio" que visava manipular derivativos de taxas dejuro em euro.
O movimento ocorrecinco meses depois de as autoridades da União Europeia multarem seis bancos em1,71 bilhão de euros (US$ 2,3 bilhões) por tentarem manipular as taxas de jurode referência, o que representa a maior penalidade da UE em um caso de cartel.
Os três bancos emquestão, Crédit Agricole, HSBC e JPMorgan, não chegaram a resolução com osreguladores em dezembro sobre o cartel para fraudar os preços dos derivados detaxa de juros denominados em euros.
Em dezembro, a UEchegou a um acordo com outros quatro bancos - Barclays, Deutsche Bank, RBS eSociété Générale - que admitiram envolvimento no esquema e tiveram suas multasreduzidas em 10% por concordar em resolver o caso.
Se forem consideradosculpados, os três bancos podem enfrentar multas de até 10% de seus faturamentosanuais mundiais.

Às 7h50 (de Brasília),as ações do Crédit Agricole recuavam 0,77% em Paris e as do HSBC cediam 0,87%em Londres. Já os papéis do JPMorgan não tinham negociações ainda nopré-mercado de Nova York. /Dow Jones Newswire. (Fonte: Estadão)
0
0
0
s2sdefault