O Santander Brasilavalia parcerias ou até aquisições de bancos especializados em créditoconsignado como um caminho para crescer no segmento. O Valor apurou que asubsidiária brasileira do banco espanhol tem analisado algumas instituiçõesespecializadas na modalidade. Pelo menos dois bancos já foram avaliados peloSantander Brasil: o mineiro Bonsucesso e uma outra instituição de controleestrangeiro.
Procurado pelareportagem, o Santander afirmou que "não comenta rumores de mercado".O Banco Bonsucesso não confirmou a informação.
A aliança com um bancoespecializado no crédito consignado poderia ajudar o Santander a avançar em umamodalidade de empréstimo que tem crescido nos seus dois principais concorrentesprivados: Itaú Unibanco e Bradesco. A liderança desse mercado pertence hoje aoBanco do Brasil.
A carteira de créditoconsignado do Santander fechou março em R$ 12,8 bilhões, valor 14,8% menor doque um ano antes e 6,7% inferior em relação a dezembro. O estoque dessamodalidade no país encerrou março em R$ 229,59 bilhões, com crescimento de15,5% no acumulado 12 meses.
Em 2012, o Santanderchegou a fazer uma proposta pelo banco Cruzeiro do Sul, naquela época sobintervenção do Banco Central, com a meta de avançar no consignado. Sem chegar aum acordo em torno de garantias com o principal credor do Cruzeiro do Sul, oFundo Garantidor de Créditos (FGC), o Santander desistiu do negócio.
Recentemente, o bancoespanhol também reforçou o foco institucional no consignado, numa demonstraçãoclara do interesse que tem na operação.
Em janeiro, oSantander nomeou Pedro Coutinho para a vice-presidência executiva dedesenvolvimento de novos negócios, que se reporta direto ao presidente dobanco, Jesús Maria Zabalza Lotina. Entre seus mandatos está buscaroportunidades em consignado, agronegócio e em credenciamento de cartões.
Antes disso, o bancojá tinha começado a se reestruturar para entrar na disputa pelo consignado.Desde que o Banco Central proibiu o uso de correspondentes bancários dentro dasagências, o Santander perdeu força no crédito com desconto direto na folha depagamento.
O banco montou cercade cem escritórios estrategicamente perto de suas agências para abrigar cercade 1.300 correspondentes. Caberá a eles vender o consignado na vizinhança edepois levar o cliente até a agência para formalizar a operação.
Para alcançarnão-correntistas do banco, o Bradesco conta com uma promotora de vendas própriahá alguns anos.
Mais novato nosegmento, o Itaú Unibanco fechou uma parceria com o banco mineiro BMG em 2012,especializado no consignado. Ambos criaram um novo banco, o Itaú BMG, do qual oItaú é o controlador.

Por enquanto sem umaestrutura para vendas para não-clientes, o Banco do Brasil tem crescido a taxasmais baixas do que seus concorrentes privados. O banco deve, porém, utilizar obanco Votorantim para ganhar espaço. (Fonte: Valor Econômico)
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