Osfrutos do trabalho do Sindicato da Bahia são colhidos cotidianamente. A partirde ação da entidade, o MPT (Ministério Público do Trabalho) vai abrir uminquérito para investigar as práticas antissindicais do BNB.
Noinício deste mês, o Banco do Nordeste foi condenado pelo TRT-BA (TribunalRegional do Trabalho da Bahia) a pagar indenização por danos morais para odiretor do SBBA, Antonio Galindo, por excluir o empregado em promoções noplanos de funções gratificadas por ser dirigente sindical.
Oprocesso, no entanto, ainda está em trâmite. Mas, a condenação já representauma importante vitória. O diretor Antônio Galindo e o advogado do Sindicato,João Porto, participaram, inclusive, nesta quarta-feira (21/05), de umaaudiência no MPT, Corredor da Vitória, Salvador, com o procurador Pedro Lino deCarvalho, para tratar sobre o inquérito.
Odesenrolar do processo é aguardado com ansiedade pelos empregados do banco, jáque a atitude não só retira direitos, mas desmotiva o bancário a participar deatividades sindicais. “Atos como este, decididamente, inibem o ingresso detrabalhadores no movimento sindical, bem como dificultam a participação naseleições do órgão representativo”, ressalta a desembargadora Luíza Lomba, querelatou o recurso.
Fonte: SBBA


0
0
0
s2sdefault