Em2014, os brasileiros trabalharão até o dia 31 de maio somente para pagarimpostos, taxas e contribuições aos cofres públicos, segundo levantamento doInstituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Noano passado, foram necessários 150 dias, um a menos do que em 2014. De todo orendimento bruto recebido pelos brasileiros, 41,37% são destinado a pagartributos, percentual um pouco acima do verificado em 2013, de 41,10%.
“OBrasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como aHungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; aAlemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias de trabalho”,afirma o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
saibamais
Diada liberdade de impostos oferece gasolina a R$ 1,50 em cidades do RS
Deacordo com o IBPT, a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima daNoruega, país em que são destinados 154 dias de trabalho, mas onde a qualidadede vida é superior. “Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outrosserviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seusrendimentos para compensar a ineficiência do governo.”
Noestudo, foram considerados os tributos incidentes sobre salários e honorários(Imposto de Renda e contribuições previdenciárias); os embutidos nos produtos eserviços (PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS) e sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD,ITBI e ITR). Também foram consideradas as taxas de limpeza pública, coleta delixo, emissão de documentos e as contribuições, como as relativas à iluminaçãopública.

Fonte:G1
0
0
0
s2sdefault