Oitem assuntos financeiros é vice-campeão de queixas dos consumidores no Procon,perdendo apenas para as dores de cabeça com empresas de telefonia.
Nesteano, até o dia 25/5, foram feitos 26.226 atendimentos relacionados a 12entidades que prestam serviços financeiros.
OBanco Central atendeu, de janeiro a abril de 2014, 57.685 queixas relacionadasa bancos com mais de 1 milhão de clientes, sendo 7.561 consideradasprocedentes, ou seja, quando é constatado que o banco deixou de prestar um bomserviço ou cometeu algum erro em relação ao cliente.
Segundoa supervisora de Assuntos Financeiros do Procon, as principais queixasregistradas são cobrança indevida, descumprimento de contrato e problemas comantecipação de financiamento (quando o consumidor pede para adiantar opagamento do financiamento para pagar menos juros), com crédito consignado ecom cálculo da prestação em atraso.
"Otema que recebe mais reclamações mesmo são as transações não reconhecidas sejano cartão de crédito, seja na conta corrente. Uma compra que eu não fiz, umseguro que eu não contratei", diz a supervisora.
Asorientações do Banco Central e do Procon para o cliente com problemas são asmesmas: o primeiro passo é procurar o SAC (Serviço de Atendimento aoConsumidor) do banco.
Senão resolver, o caminho é buscar a ouvidoria do próprio banco. Se ainda assimnão der certo, o cidadão deve entrar em contato com o Procon e com o Banco Central.Se tudo falhar, só restará ao consumidor recorrer à Justiça.
Como reclamar de problemascom seu banco
1º passo:procure o SAC do banco O consumidor deve ligar primeiro para o próprio serviçode atendimento do banco e anotar número do protocolo, nome do atendente e datada ligação. Nunca deixe de fazer isso, pois é a prova de que está tentandoresolver o problema. O prazo de resposta é de 5 dias úteis
2º passo:fale com a ouvidoria do banco ao receber a reclamação, a ouvidoria tem 15 diaspara responder ao cliente. A ouvidoria é supervisionada pelo Banco Central ecostuma ser um meio eficiente de resolver o problema.
3º passo:contate o Banco Central, o cliente pode enviar sua reclamação pela internet. Oprazo para resposta é de 10 dias úteis. Se a reclamação tiver fundamento, elavai compor o ranking das instituições que mais recebem reclamações.
4º passo:reclame no Procon, banco e cliente têm uma relação de consumo e por isso épossível ao cliente reclamar no Procon. Assim que o Procon contatar o banco,ele tem 10 dias para responder. Se não o fizer, o Procon entra com um processoadministrativo que pode demorar 120 dias. A reclamação com fundamento vai parao ranking. O Procon pode multar a empresa infratora.
5º passo:entre na Justiça Se nada disso funcionar, o consumidor pode juntar todas asprovas obtidas nos passos anteriores e entrar com uma ação no Poder Judiciário.Juizados especiais aceitam causas de até 40 salários mínimos. No JuizadoEspecial Federal, o limite é maior: 60 salários mínimos. Para valores maiores,terá de entrar com um processo na Justiça comum.
Bancos se preocupam em nãoter imagem ruim
Ochefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, FernandoDutra, diz que é importante que o cliente que tenha problemas com o bancoregistre a reclamação no Banco Central.
Omotivo é que, além de compor o ranking de instituições que recebem maisreclamações, a queixa ainda vai permitir ao BC criar normas para regulamentar osetor e também fiscalizar os bancos que não estão agindo de acordo com asregras.
Dutralembra que o BC tem criado regras que permitem ao cliente bancário uma maiorflexibilidade para escolher seu banco. "São mecanismos de portabilidade desalário, de cadastro, de crédito; além de serviços essenciais gratuitos",diz.
Comisso, ele acredita que uma imagem negativa faz o banco ter mais dificuldadepara conquistar um cliente fiel.
"Osgrandes bancos querem conquistar e fidelizar os seus clientes e ter umarentabilidade ao longo do tempo. Por isso eles prezam e se preocupam de não terum imagem ruim junto ao serviço de atendimento do Banco Central."
(Fonte:UOL)