Astaxas de juros cobradas das famílias subiram em abril, de acordo com dados doBanco Central (BC) divulgados hoje (29). De março para o mês passado, houvealta de 0,4 ponto percentual para 42% ao ano. Já para as empresas, houve quedade 0,2 ponto percentual para 22,9% ao ano.
Ainadimplência, considerados atrasos superiores a 90 dias, tanto para empresasquanto para famílias ficou estável, em 3,3% e em 6,5%, respectivamente.
Osdados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar odinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.
Nodirecionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados,basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa dejuros caiu 0,3 ponto percentual para as famílias (7,7% ao ano) e subiu 0,2ponto percentual para empresas (8,2% ao ano). A inadimplência subiu 0,1 pontopercentual para pessoas jurídicas (0,5%) e físicas (1,9%).
Osaldo das operações de crédito chegou a R$ 2,777 trilhões, em abril, com altade 0,6% no mês e 13,4% em 12 meses encerrados em abril. Em relação ao ProdutoInterno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, osaldo correspondeu a 55,9%, estável em relação a março.
Fonte:Agência Brasil


0
0
0
s2sdefault