OProcon de São Paulo multou 29 agências de quatro bancos – Caixa EconômicaFederal, Banco do Brasil, Santander e Bradesco – por demora no atendimento aosclientes. As autuações também levaram em conta a falta de atendimentoprioritário.
Otempo máximo de espera, contado a partir do momento em que o consumidor entrana fila até seu atendimento ser iniciado, deve ser  de 20 minutos nos dias normais e de 30minutos nos de pico – como dias de pagamento –, segundo um compromisso firmadoentre as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos(Febraban).
Fiscaisdo Procon-SP, entretanto, ficaram 1 hora e 9 minutos na fila de uma agência doBradesco no Jardim São Januário, na Zona Sul de São Paulo e 1 hora e 2 minutosnuma do Santander na Vila Prel, na mesma região.
NoBanco do Brasil, o tempo de espera chegou a 55 minutos numa agência do Grajaú(Zona Sul) e na Caixa, a 51 minutos no Jardim São Luiz (idem).
Aotodo, foram fiscalizadas 83 agências. Das 29 autuadas, 19 pertencem aoBradesco, cinco ao Santander, três ao Banco do Brasil e duas à Caixa EconômicaFederal.
Asmultas variam de R$ 494 a R$ 7.416.546,55.
OBradesco informou que desenvolve um programa "intensivo de revisão deprocessos e sistemas", aliado a programas de formação e aperfeiçoamentodos funcionários, "sempre procurando aumentar o nível de satisfação deseus clientes."
OBanco do Brasil informou que não foi não foi notificado sobre as autuaçõescitadas e que, assim que isso ocorrer, serão tomadas "as providênciasnecessárias".
OSantander também informou não ter sido notificado e que "buscaconstantemente aprimorar seus serviços para melhor atender os clientes”.
Osdemais bancos e a Febraban não comentaram.

Fonte:IG
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