A importância daFederação para o movimento dos empregados da Caixa
AFederação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)completou 43 anos de união, lutas e conquistas nesta quinta-feira, dia 29 demaio. A entidade foi fundada no ano de 1971. A Diretoria da Federação divulgoueditorial no qual ressalta a importância do aniversário de 43 anos para omovimento dos empregados da Caixa. Confira a íntegra do texto, intitulado “43anos – Conheça o jeito Fenae de mudar a Caixa, o Brasil e o mundo”:
43 anos: conheça o jeitoFenae de mudar a Caixa, o Brasil e o mundo
“Quarentae três anos depois, a luta continua. Desde 1971, quando foi fundada, a Fenaeatua em defesa da Caixa Econômica Federal como banco público e de seusempregados. São mais de quatro décadas de mobilizações e conquistas, permeadaspor um cenário de passeatas, atos, manifestações e greves em torno daexperiência de cada gestão e da contribuição singular de um sem-número debancários, os que ainda estão em atividade e os aposentados. Aliás, a Fenae sefaz presente onde há empregado da Caixa lutando por seus direitos. A dinâmica éa de seguir conquistando, seja em que circunstância for.
Forammuitos sonhos, desafios, planejamentos, mobilizações e comemorações. Muito foiconquistado em todos esses anos: jornada diária de seis horas, reconhecimentodos empregados da Caixa como bancários, sequência de reajustes salariais, NovoPlano e democratização nas instâncias de gestão da Funcef, Saúde Caixa, fim daRH 008, pagamento de horas extras e PLR Social. Isto não teria sido possívelsem a participação direta de cada bancário, ativo e aposentado, e sem asparcerias com entidades..
Vão-se43 anos de muita persistência e garra. A luta por uma Caixa como banco público,a serviço do Brasil e de sua população, sempre prevaleceu. Mesmo durante operíodo difícil do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando a Fenae, aolado de outras entidades, deflagrou campanhas em defesa da Caixa e contra asmazelas neoliberais dos tucanos. Nessa época, mesmo com a empresa sob a ameaçada privatização, a Fenae manteve a sua vocação de apontar o caminho a serseguido, o caminho da defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Aatualização do jeito Fenae de mudar o Brasil e o mundo está sendo feita, anoapós ano, pelas lutas e mobilizações dos trabalhadores da Caixa. Agora, diantedo que se descortina nas eleições de outubro 2014, o desafio é fazer com que osprogramas sociais, o salário recomposto e a forte geração de emprego continuema ser atores principais do enredo econômico brasileiro.
AFenae, portanto, se coloca no campo progressista da política brasileira. Ebusca aprofundar, cada vez mais, a lógica oposta ao autoritarismo retrógrado.Ao completar 43 anos nesta data de 29 de maio, a Fenae ressalta o seuprotagonismo no espaço democrático nacional, para renovar a correlação deforças do desenvolvimento em favor da classe trabalhadora. A eleição de outubroserve a esse credenciamento, o resto é retrocesso.
Emmeio às comemorações dos 43 anos da Fenae, o movimento nacional dos empregadosda Caixa anuncia novas possibilidades e caminhos. O momento é, ao mesmo tempo,de resistência e afirmação. E a Federação Nacional das Associações do Pessoalda Caixa se joga nele com a consciência de que é preciso seguir em frente paratornar-se mais forte e representativa a cada dia (DIRETORIA EXECUTIVA DAFENAE).

Fonte:Fenae Net
0
0
0
s2sdefault