Amanhã(11/06), na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, será lançada oficialmente acampanha mundial do 12 de Junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.Das 10h às 13h, crianças, adolescentes e adultos formarão um grande mosaicosimbolizando a luta em favor das crianças. A mobilização será fotografada edivulgada na imprensa e nas redes sociais.
Acampanha resgata o cartão vermelho como tema, mantém o cata-vento como símboloe tem por objetivo mobilizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pelotrabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes,particularmente no período da Copa do Mundo.
Amobilização é uma articulação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação doTrabalho Infantil (FNPETI), da Organização Internacional do Trabalho (OIT),Ministério Público do Trabalho (MPT), do Fórum Estadual de Erradicação doTrabalho Infantil do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Opresidente da CONTEC, Lourenço Prado, e a diretora de Finanças da CONTEC,Rumiko Tanaka, também participam da campanha. Ambos são fundadores do InstitutoNacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti).
Éimportante lembrarmos que o 12 de junho foi criado pelo OrganizaçãoInternacional do Trabalho em 2002, a partir da apresentação do primeirorelatório global sobre o trabalho infantil. E no Brasil, esse dia foiinstituído por meio da Lei 11.542/2007.
Agrande representação contra essa luta mundial é o cata-vento. Cada uma dascinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) representa umcontinente. E a união de todos eles no cata-vento representa a soma de forçasem todo o mundo para prevenir e erradicar o trabalho infantil.
NoBrasil, a campanha soma uma série de ações de todos os estados. A agendacompleta com a programação pode ser acessada no sitehttp://www.fnpeti.org.br/agenda.
Éimportante que toda a população, em especial, as entidades sindicais abracemessa campanha. Promovam agendas positivas de combate ao trabalho e exploraçãosexual infantil assim como fomentem a proliferação de informações e demecanismos de prevenção. Ter uma população infanto-juvenil bem instruídasaudável e feliz é fundamental para a melhoria da qualidade de vida de todo oplaneta.
Fonte:CONTEC


0
0
0
s2sdefault