Queo cartão de crédito traz facilidades, quando bem usado, não há dúvidas. Mas épreciso ficar esperto para que esse importante instrumento de compras não setransforme em uma grande dor de cabeça. Apesar da garantia dos bancos e dasadministradoras de que estão fazendo grandes investimentos em sistemas desegurança, as fraudes e clonagens de cartões não param de crescer no Brasil —três em cada 10 brasileiros já foram vítimas de algum desses crimes.
Apreocupação deve ser maior em período de grandes eventos, como a Copa do Mundoe as Olímpíadas. É exatamente nesses momentos, quando as atenções estãovoltadas para as disputas e os festejos, que as ciberquadrilhas agem com maisvigor. Em 2010, por exemplo, ano do Mundial na África do Sul, os prejuízoscausados por esse tipo de crime cresceram 53% com cartões de crédito emitidosnaquele país e 70% com cartões oriundos de outros países.
Umapesquisa realizada pela ACI Worldwide, que produz sistemas de prevenção afraudes bancárias e lavagem de dinheiro, mostra que 33% dos consumidoresbrasileiros foram vítimas de irregularidades em cartões de crédito, débito epré-pagos nos últimos cinco anos. O índice coloca o Brasil na sétima posição noranking feito pela empresa, que lista 17 países. Considerando-se apenas oscartões de crédito, o Brasil sobe para a quinta posição (30% dos consumidores disseramterem sido vítimas de bandidos).(Fonte: Correio Braziliense)