Consumidormostrou que em maio foram registradas 171.325 tentativas de fraude conhecidacomo roubo de identidade – aquelas em que dados pessoais são usados porcriminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com aintenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude acada 15,6 segundos no país. O índice registrou alta de 9,4% na comparação comabril e queda de 1,8% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do anopassado. Na comparação com maio de 2013, houve queda de 2,9%.
Segundoo indicador, telefonia respondeu por 64.329 registros, totalizando 37,5% dastentativas de fraude em maio, queda em relação aos 37,9% registrados pelo setorno mesmo mês de 2013. O setor de serviços (construtoras, imobiliárias,seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos) teve54.823 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo período no ano passado,o setor respondeu por 33% das ocorrências.
Osetor bancário registrou 34.632 tentativas, 20,2% do total. No mesmo período de2013, o setor respondeu por 19,9% dos casos. O segmento varejo teve 14.364 miltentativas de fraude, registrando 8,4% dos crimes contra o consumidor em maiode 2014, alta em relação aos 7,6% observados em maio de 2013. O ranking detentativas de fraude de maio de 2014 é composto ainda por demais segmentos(1,9%).
Deacordo com a Serasa Experian é comum que as pessoas forneçam seus dadospessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dossites. Os golpistas também costumam comprar telefone para ter um endereço ecomprovar residência. Dessa forma conseguem abrir contas em bancos para pegartalões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários emnome de outras pessoas.
Entreas principais tentativas de golpe com uso de identificação falsa ou roubadaestão emissão de cartões de crédito; financiamento de eletrônicos; compra decelulares; abertura de conta; compra de automóveis e abertura de empresas defachada para aplicação de golpes no mercado. Segundo a Serasa Experian, aentidade responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 milempresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualqueretapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.
ASerasa Experian orienta o consumidor a tomar cuidados básicos como não fornecerdados pessoais para pessoas estranhas; não fornecer ou confirmar suasinformações pessoais ou número de documentos por telefone; não perder de vistaseus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingressoem determinados ambientes ou quaisquer negócios; não deixar que atendentes delojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de suapresença sob a desculpa de efetuar o pagamento.
Alémdisso, é preciso tomar cuidado ao digitar a senha do cartão de débito oucrédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença dedesconhecidos; não informar os números dos seus documentos quando preenchercupons para participar de sorteios ou promoções de lojas; não fazer cadastrosem sites que não sejam de confiança; ter cuidado com páginas que anunciam ofertade emprego ou promoções e ficar atento às dicas de segurança da página, porexemplo, como a presença do cadeado de segurança;

ASerasa Experian orienta ainda a tomar cuidado com a exposição de dados em redessociais pois isso facilita que golpistas se passem pela pessoa utilizando essasinformações. É preciso ainda manter o antivírus do computador atualizado,diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;e evitar realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadoresportáteis conectados em redes públicas de Internet. (Fonte: Agência Brasil)
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