A Espírito Santo Financial Group, que detém 25% do Banco Espírito Santo (BES), anunciou neste sábado (5) mudanças em seu comando. O economista Vítor Bento vai assumir o cargo de diretor executivo do BES, no lugar de Ricardo Salgado.

Para comandar a área financeira do banco, quem assume é João Moreira Rato, no lugar de Amílcar Morais Pires.

Em um comunicado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), o grupo financeiro disse que o BES "ficará dotado de uma liderança independente".

O Espírito Santo, grupo financeiro mais importante de Portugal, se viu envolvido em uma série de irregularidades contábeis, além das dificuldades financeiras da Espírito Santo International, uma holding sediada em Luxemburgo.

Neste mês, as ações do BES caíram mais de 30% em relação a junho e a instituição enfrentava tensões familiares sobre quem iria suceder Ricardo Salgado na presidência. Na última sexta-feira (4), as ações subiram mais de 8% após especulações de que o sucessor seria anunciado.

Reportagem da Folha publicada neste sábado (5) mostra que os sócios da Portugal Telecom (PT), que controla o BES, deverão receber cerca de 8% menos ações da "nova Oi" para que o processo de fusão entre as duas teles não pare ou sofra atrasos.

Fontes próximas às negociações disseram que a medida é a principal proposta para pôr fim ao imbróglio que se tornou o "empréstimo" de € 897 milhões (R$ 2,7 bilhões) feito pela operadora portuguesa à empresa que controla o Banco Espírito Santo (BES), um dos sócios da PT -e, futuramente, da "nova Oi".
(Fonte: Folha.com)
0
0
0
s2sdefault