Entrou no ar nesta terça-feira (12/8) a segunda fase do projeto consumidor.gov.br, ferramenta lançada em junho pelo Ministério da Justiça como alternativa ou complemento aos Procons e aos Juizados Especiais. Ao se cadastrarem, consumidores que desejarem registrar reclamações poderão ter acesso ao histórico das empresas já participantes e checar o desempenho delas em casos anteriores.

Em pouco mais de um mês, a iniciativa contabiliza 9.552 queixas. Até setembro, cerca de 200 empresas estarão cadastradas e o portal estará pronto para atender demandas de todo o país. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pretende, ainda, disponibilizar dados a partir dos quais será possível comparar o índice de solução de empresas do mesmo ramo.

Os setores que mais têm provocado a insatisfação dos consumidores são o de telecomunicações (48,5% do total ), seguido do de serviços financeiros (20,5%) e do de produtos de telefonia e informática (17,5%). “As empresas precisam dar respostas aos clientes. Não há outro jeito”, reforçou a titular da Senacon, Juliana Pereira da Silva. (Correio Braziliense).
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