A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC, integrada pelo companheiro Gilberto Antonio Vieira e José Augusto Cordeiro (CONTEC), Ivanilson Batista Luz (SEEB-GO), Ruy Ferreira Ramos e Wilson de Sousa Castilho (SINTEC-TO), tendo como convidados Sérgio Murilo de Souza (ASABB) e Guilherme Haeser (ANABB), esteve reunida hoje, em Brasília/DF, a partir das 15 horas, com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil S.A., coordenada pelo Gerente de Divisão da Colet, Dr. Augusto César Machado, acompanhado pelo Dr. Laurênio Marques da Silva (DIMAC) e Rafael Mendanha (Colet), discutindo as seguintes cláusulas da pauta de reivindicações.

Para facilitar a leitura procederemos somente com a nomenclatura da clausula, posição do Banco e nossa argumentação.

CLÁUSULA SETENTA - REVISÃO DA PARAMETRIZAÇAO PARA TERCEIRIZAÇÃO DE PROCESSOS JURÍDICOS: O Banco negou, ao fundamento de se tratar de questão de gestão. Ponderamos sobre a necessidade de aperfeiçoamento dos critérios adotados pelo Banco, que vem resultando em prejuízos à própria Instituição. O Banco ficou de levar a preocupação para a área técnica.

CLÁUSULA SETENTA E UM - CERTIFICAÇÃO INTERNA DE CONHECIMENTO: O Banco ficou de estudar.

CLÁUSULA SETENTA E DOIS - USO DE CELULAR NO INTERIOR DAS AGÊNCIAS: O Banco ficou de estudar.

CLÁUSULA SETENTA E TRES - POLÍTICA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: O Banco negou a cláusula, em razão do programa QVT, destacando que nas GEPES têm os SESMT. A CONTEC insistiu sobre a conveniência de adoção da política de saúde e qualidade de vida, mas o Banco manteve seu posicionamento, ficando de avaliar as propostas consignadas nos três parágrafos.

CLÁUSULA SETENTA E QUATRO - COMITÊ DE RELAÇÕES DE SAÚDE: O Banco registrou que está estudando a cláusula.

CLÁUSULA SETENTA E CINCO - DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS POR UNIDADE: O Banco informou que está estudando a cláusula.

CLÁUSULA SETENTA E SEIS - NOVAS CONTRATAÇÕES DE CONCURSADOS VER NÚMERO CONTRATADOS E NÚMERO DE DESLIGADOS: O Banco ficou de analisar, bem como de informar-nos o número de desligado nos últimos anos.

CLÁUSULA SETENTA E SETE - ADEQUAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DAS METAS: O Banco negou a cláusula, ao fundamento de se tratar de questão de gestão. Argumentamos sobre a necessidade de solução do assunto. O Banco alega que menos de 5% de agências com déficit de funcionários. A CONTEC destacou que gestores estão sendo descomissionados por não atingimento de metas.

CLÁUSULA SETENTA E OITO - VACINAÇÃO / EXAMES PREVENTIVOS: O Banco registrou que a cláusula continua em análise.

CLÁUSULA SETENTA E NOVE - PROCEDIMENTOS EM CASO DE ASSALTO E SEQUESTRO: O Banco informou que continua analisando a questão.

CLÁUSULA OITENTA - COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: O Banco continua estudando a cláusula.

CLÁUSULA OITENTA E UM - PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA: O Banco negou a cláusula, alegando se tratar de assunto para discussão na CASSI, ECÔNOMUS, FUSESC, ETC. Ponderamos sobre a necessidade de solução da falta de assistência médica e hospitalar aos funcionários e dependentes, mas o Banco manteve sua posição de não discutir a matéria, remetendo-a para as Caixas de Assistência à Saúde.

CLÁUSULA OITENTA E DOIS – INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO: O Banco negou a cláusula. Insistimos na necessidade de respeito aos direitos dos funcionários, visto que o Banco sequer respeita a Súmula 372 do Colendo Tribunal Superior do Trabalho. O Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA OITENTA E TRES - NOVO PLANO DE FUNÇÕES: O Banco negou a cláusula. Ponderamos sobre a necessidade de ajustes no novo plano, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA OITENTA E QUATRO - FUNCIONÁRIOS EGRESSOS DE BANCO INCORPORADOS: O Banco negou a cláusula, alegando que a questão é complexa, inclusive por ação movida pelo Ministério Público. Ponderamos que se não encontrarmos uma solução negociada, inclusive para apresentação de proposta ao Ministério Público, as partes ficarão sujeitas ao cumprimento do que vier a restar decidido na Justiça.

CLÁUSULA OITENTA E CINCO - VALE CULTURA: O Banco negou a cláusula para os aposentados, destacando que continua analisando a cláusula para os ativos. Ponderamos sobre a conveniência de extensão do benefício aos aposentados, como forma de incentivo à cultura, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA OITENTA E SEIS - JORNADA DE TRABALHO: O Banco negou a cláusula. Ponderamos sobre a conveniência de retorno à inclusão dos 15 minutos na jornada, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA OITENTA E SETE – MONITORAMENTO DE RESULTADOS E COBRANÇA DE METAS: O Banco negou a cláusula, alegando que não haveria necessidade de clausular a questão, em razão de já observar as questões objetos da pretensão da cláusula. Ponderamos sobre a importância de regulamentar a questão, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLAUSULA OITENTA E OITO – PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO/PCR – POSTO EFETIVO: O Banco alegou tratar-se de cláusula econômica, para propor a postergação da discussão.

CLÁUSULA OITENTA E NOVE - TRABALHO EM DIA NÃO ÚTIL E DIA ÚTIL NÃO TRABALHADO: O Banco ficou de analisar a cláusula.

CLÁUSULA NOVENTA - AUSENCIA ABONADA: O Banco negou a cláusula. A CONTEC ponderou sobre a conveniência de concessão do benefício, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA NOVENTA E UM – TESOURARIA: O Banco negou a cláusula. A CONTEC ponderou sobre necessidade de acatamento da cláusula, mas o Banco manteve seu posicionamento.

CLÁUSULA NOVENTA E DOIS - VERBA APERFEIÇOAMENTO: O Banco ficou de avaliar a cláusula.

CLÁUSULA NOVENTA E TRÊS – PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CAIXA EXECUTIVO: O Banco informou que continua analisando a cláusula.

CLÁUSULA NOVENTA E QUATRO – MOVIMENTAÇÃO TRANSITÓRIA EM DECORRÊNCIA DE AFASTAMENTOS POR LICENÇA-SAÚDE: O Banco registrou que ainda está analisando a cláusula.

CLAUSULA NOVENTA E CINCO - ADICIONAIS DE FUNÇÃO DE CONFIANÇA – AFC E DE FUNÇÃO GRATIFICADA – AFG: O Banco informou que pretende renovar a cláusula nos termos do ACT revisando.

CLÁUSULA NOVENTA E SETE: ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO – ANUÊNIO: O Banco registrou que pretende renovar a cláusula nos termos do ACT revisando.

CLÁUSULA NOVENTA E OITO: REMANEJAMENTO POR DOENÇA: O Banco registrou que continua examinando a cláusula.

O Banco propôs a realização da próxima reunião no próximo dia 26, para apresentação de uma contraproposta global. A CONTEC registrou que entende necessário realizar uma reunião até o início da próxima semana, considerando inclusive que a FENABAN apresentará contraproposta das cláusulas econômicas no próximo dia 19, mas o Banco alegou impossibilidade, ao que alertamos para a possibilidade de movimento paredista, dada a demora do Banco para apresentação de contraproposta.

Até agora o Banco não deu mostras de esforço para atender as reivindicações dos funcionários, visto que sequer deu resposta à maioria das reivindicações apresentadas.

Recomendamos que todas as entidades mantenham as bases mobilizadas, objetivando uma Campanha Salarial vitoriosa, com significativos ganhos para os funcionários em 2014.

Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC
0
0
0
s2sdefault