Representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) visitaram a Procuradoria-Geral do Trabalho nesta terça-feira (16) para propor mediação entre órgãos trabalhistas e sindicatos. O objetivo da proposta é de alinhar o entendimento sobre pontos do direito sindical. A reunião teve a presença do coordenador nacional de Liberdade Sindical (Conalis), Francisco Gérson Marques de Lima, e do vice-coordenador nacional, Carlos Augusto Sampaio Solar.

O diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Stanley Gacek, e o especialista da OIT Mario Ackerman lembraram as experiências semelhantes realizadas em outros países da América Latina. Esse pedido de mediação pode ser um passo adiante. As partes ficam do dentro do alcance do que se pode fazer, destacou Gacek durante a reunião.

Marques de Lima afirmou que é totalmente favorável à proposta. Eu acho que qualquer ajuda de fora é bem vinda, especialmente com a experiência que a OIT tem em mediações. O titular da Conalis também explicou a atuação da coordenadoria na garantia de direitos aos trabalhadores em negociações coletivas.

Além disso, a cobrança obrigatória de contribuição sindical a empregados sem filiação em sindicatos foi outro assunto destacado pelos procuradores. Solar ressaltou a preocupação para que não haja desestímulo à filiação gerando, assim, a falta de representatividade dos trabalhadores em entidades sindicais. Quando falamos em contribuição não é apenas sobre quem é contra ou a favor das taxas, mas sim de todas as suas implicações.(Fonte: Jus Brasil)
0
0
0
s2sdefault