Os bancários arrancaram uma série de novos direitos na Campanha Nacional 2014, mas as conquistas anteriores estabelecidas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – que já conta 22 anos – estão mantidas em todo o país.

Continuam garantidos, por exemplo, o vale-cultura de R$ 50 para os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos e o abono-assiduidade (um dia de folga por ano, para fazer o que quiser). Em caso de dificuldade no reconhecimento desses direitos por parte dos bancos, denuncie ao seu Sindicato..

Mais direitos Neste ano, os direitos foram ampliados. Os bancários conseguiram, por exemplo, que a opção pela extensão de direitos como o plano de saúde aos casais homoafetivos seja feita diretamente aos departamentos de RH ou Gestão de Pessoas e não no local de trabalho.

O objetivo é evitar qualquer tipo de constrangimento a quem quiser fazer uso dessa conquista e preservar o trabalhador postulante. Os bancos também têm de divulgar mais esse direito entre os bancários.

Para os trabalhadores da Caixa, a concessão do vale-cultura foi ampliada aos empregados que ganham até oito salários mínimos (R$ 5.792), a partir de primeiro de janeiro de 2015.

Outro direito que os bancos se comprometeram a respeitar é a não utilização do celular particular dos bancários para enviar mensagens cobrando metas. A cláusula da CCT que prevê esse direito será aprimorada para deixar claro que é proibido qualquer tipo de comunicação e pressão, seja via torpedo, WhatsApp ou outra ferramenta tecnológica que venha a surgir.

Todos os direitos estão ratificados com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2014, entre o movimento sindical e a Fenaban, realizada na segunda-feira 13. (Fonte: SEEB SP)
0
0
0
s2sdefault