Nesta quinta-feira (09/04), em Brasília, foi realizada reunião com representantes da Caixa, das áreas jurídica, orçamentária e pessoal, sob a coordenação do gerente nacional da GEING, Sr. José Isaac Arantes e representantes dos empregados e entidades sindicais, sob a coordenação da diretora de Finanças da Contec, Rumiko Tanaka. Na pauta do encontro, diversos assuntos de interesse dos empregados do banco, principalmente relacionados às condições de trabalho.

Esteve representando esta Federação e os Sindicatos Filiados o Vice Presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá Carlos Roberto Rodrigues.

SEGURANÇA BANCÁRIA A comissão Contec apresentou aos representantes da Caixa vídeos de assaltos ocorridos em agências bancárias para reflexão sobre a segurança dos bancos e de seus empregados. Informou a Caixa sobre a importância de atualizar os mecanismos de segurança por meio de novos métodos com uso de novas tecnologias e monitoramento das pessoas envolvidas, especialmente os seguranças. Neste contexto, o representante CAIXA manifestou interesse em continuar debatendo o tema com a CONTEC de forma a continuar aperfeiçoando os mecanismos de segurança nas unidades.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO POR MÉRITO A representação da Caixa apresentou o desfecho das negociações sobre a Sistemática de Avaliação para Promoção por mérito. Na oportunidade, algumas dúvidas foram levantadas quanto a operacionalização das regras, as quais a Caixa se comprometeu em dirimi-las antes de sua divulgação.

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO Os representantes da CONTEC questionaram sobre a alteração no PCMSO, como prazos, condições e procedimentos nos quais os empregados estão sendo examinados. Eles denunciaram a precariedade do atendimento oferecido pelas clínicas/médicos credenciados. Os exames são tão rápidos que a sensação dos empregados é que nada foi examinado.

Não há solicitação de exames laboratoriais e com certeza, é um gasto exorbitante sem nenhuma orientação médica para tratamento ou diagnóstico de alguma doença.

Foi colocado pelos representantes dos empregados a importância de se fazer um exame periódico de qualidade, tanto para o empregado, tanto para a Caixa, pois diagnóstico precoce evita prejuízos à saúde do empregado e mais gastos para a Caixa, com tratamentos e ausências.

A comissão CONTEC criticou a nova sistemática de transmissão de dados digitalizados no momento da consulta feita pelo médico, alertando a CAIXA que esse procedimento vai piorar o exame médico do empregado. E o objetivo do PCSO, de detectar, examinar ou prevenir doenças, será prejudicado.

A comissão CAIXA recebeu as informações e irá verificar com a área responsável comprometendo-se a apresentar uma resposta.

PROGRAMA DE APOIO À APOSENTADORIA - PAA A comissão Contec questionou sobre a reposição de empregados no lugar daqueles que estão aderindo ao PAA – Programa de Apoio à Aposentadoria da Caixa. Na ocasião, foi feito um diagnóstico da carência de pessoal que compromete ainda mais o atendimento, o dia a dia das atividades do banco, e repercute negativamente na saúde dos empregados, que precisam se desdobrar para a realização de tarefas que se acumulam pela falta de pessoal já existente antes do PAA.

A comissão da Caixa informou que a decisão sobre reposição do PAA será do Conselho Diretor. Conforme ACT 2014/2015, foi acordado que a CAIXA fará um acréscimo de mais 2 mil empregados, que serão contratados até dezembro. No entanto, a comissão CONTEC solicitou que a reposição dos empregados aposentados sejam imediatas, considerando o fato emergencial.

PAGAMENTO DE HORAS EXTRAORDINÁRIAS A comissão CONTEC questionou sobre a falta de pagamento integral das horas extraordinárias executadas. Conforme ACT, nas agencias com até 20 empregados, a CAIXA deve pagar horas extras de forma integral, sem compensação. No entanto, em algumas agência isto não está sendo cumprindo. Partindo de gestores da CAIXA, a proposta de compensação e o não pagamento das horas extras realizadas.

A comissão CAIXA respondeu que não há nenhuma orientação nesse sentido e confirmou que os termos do ACT 2014/2015 devem ser cumpridos.

JORNADA DE TRABALHO DE TESOUREIROS Mais uma vez a comissão Contec reiterou a necessidade de regularização da situação da jornada dos tesoureiros conforme preconiza a CLT, jornada de 6 horas para o bancário, sem a redução de salários e, conseqüente, regularização do passivo. A comissão CAIXA informou que existe um estudo, já bem avançado a respeito desta situação, e que oportunamente trará informações mais precisas a respeito.

REFORMA NAS INSTALAÇÕES DAS UNIDADES A comissão Contec solicitou à Caixa que se proceda uma avaliação quando da reforma das unidades, de forma que não venha a prejudicar a saúde de seus empregados. Atualmente, agentes químicos, ruídos, ar condicionado, dentre outros tem se demonstrado prejudicial aos empregados, que permanecem no local de trabalho onde existem obras ou em locais que funcionem de forma inadequada.

A comissão CONTEC relatou sobre a necessidade de providenciar geradores em locais que a falta de energia elétrica esteja prejudicando os trabalhos nas dependências da CAIXA. A comissão Caixa informou que irá verificar estas situações junto a área responsável e dará prosseguimento na solução dessa problemática.

PROCESSO SELETIVO INTERNO - PSI A comissão Contec cobrou da Caixa um posicionamento sobre o PSI tendo em vista a existência de muitas reclamações sobre injustiças e reclassificação de banco de sucessores em virtude de novos processos, reduzindo a possibilidade de ascensão.

Sobre o processo de seleção para gerentes gerais, a comissão Contec relatou sobre algumas injustiças e a falta de transparência. Os critérios têm de ser mais claros e definidos para não cometer tais injustiças.

A comissão CAIXA informou que além da avaliação da empresa terceirizada também é considerado as avaliações feitas por uma comissão de empregados da CAIXA.

Na ocasião, representantes da ANEAC solicitaram empenho da CAIXA na publicação da revisão do Manual Normativo RH040 contemplando a pontuação, nos Processos Seletivos Internos por Competências – PSIC, do cargo de Engenheiro e Arquiteto, equivalente à pontuação da Linha de Sucessão Primária. Sugeriram que fossem realizados novos concursos para Engenheiros e Arquitetos pela necessidade de repor as vagas que serão deixadas por profissionais que estão aderindo ao PAA.

TRANSFERÊNCIAS PARA UNIDADES DE ORIGEM A comissão Contec pediu à Caixa que respeite a unidade de origem do empregado pelo menos em dois momentos: quando ele retorna ao cargo de origem ou quando ele perde a função de confiança ocupada. Esta é uma preocupação, pois o empregado sai de sua cidade para atender as expectativas e necessidade da empresa e não é justo seja realocado para outras cidades, que não àquela que tinha sua origem antes de assumir função.

AVALIADORES DE PENHOR A comissão Contec abordou sobre os problemas com o quadro deficitário de avaliadores de penhor. A categoria está revoltada porque a maioria não consegue gozar o período de férias conforme planejamento pessoal. Isto porque com a falta de avaliadores, muitos estão prestando de serviços fora de suas unidades de lotação/cidade para atender outras agências quando das férias e/ou afastamentos de seus colegas de mesma função.

A comissão Contec solicitou que a CAIXA analise a situação de forma urgente para encontrar uma solução para esse assunto. A CAIXA ficou de avaliar e responder posteriormente.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE Outro ponto importante reivindicado pela comissão Contec foi a vacinação da GRIPE. O atraso nas vacinas contribuem negativamente para a saúde do empregado e muitas vezes impedem a vacinação daqueles que já se encontram gripados. A CAIXA disse que as vacinas já estão sendo providenciadas.

FUNCIONAMENTO DAS AGÊNCIAS BARCO A comissão Contec pediu que a Caixa reavalie o funcionamento das agências barco de forma a melhor estruturá-las para atender a demanda dos empregados que lá prestam seus serviços. A Caixa manifestou interesse quanto ao funcionamento destas agências e irá avaliar as situações colocadas pelas entidades.

AVALIAÇÃO: Face a quantidade de assuntos abordados e sendo temas de real interesse da categoria, entendemos que a abordagem apresentada pela Contec foi de grande importância. Ressaltou-se que a valorização do diálogo nessas mesas permanentes de negociação viabiliza a busca por soluções para muitos problemas que afligem os empregados da CAIXA. A reunião da mesa permanente de negociação ocorrerá bimestralmente, ficando acordada a próxima para o mês de junho, em data a ser combinada. (Fonte: Contec)
0
0
0
s2sdefault