Índice de queixas para cada um milhão de clientes ficou em 45,96

Pelo sexto mês seguido, o banco BMG liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras elaborado pelo Banco Central (BC) e divulgado nesta sexta-feira. Em junho, o índice de queixas para cada um milhão de clientes ficou em 45,96. No total, o banco, com grande fatia do mercado de crédito consignado e que tem 2,6 milhões de clientes, foi alvo de 120 reclamações consideradas procedentes pela autoridade monetária.

Em seguida, vem o banco Pan, que teve índice de 37,92, registrou 78 queixas procedentes e tem 2 milhões de correntistas. A lista do BC segue com o Itaú em terceiro lugar, com índice 9,45, sendo 572 reclamações para 60 milhões de clientes. Na quarta posição ficou o Banrisul, com 8,56 pontos e 34 reclamações para 3,9 milhões de usuários. O quinto pior resultado foi para o Bradesco, que sofreu 621 queixas para 78,2 milhões de clientes, resultando num índice de 7,83.

O levantamento do BC mostrou ainda que os clientes bancários registraram 2.792 reclamações contra as instituições financeiras em junho. A principal reclamação envolve a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada. Em segundo lugar, ficaram as reclamações relacionadas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

Por meio de nota, o BMG comentou que o BC promove a comparação de instituições financeiras com realidades distintas. E informou que o número de reclamações é muito inferior quando comparado às reclamações procedentes dos demais bancos que ocupam as colocações inferiores do ranking. “O BMG destaca que trabalha com transparência, respeito aos clientes e em acordo com a legislação vigente.”

O Pan informou que todas as demandas dos clientes são tratadas visando a obter constantes melhorias nos processos e que vai continuar com os esforços para reduzir as reclamações. A instituição comentou que a comparação atual feita pelo BC é realizada entre instituições com atuações distintas.

O Itaú informou que todas as manifestações levadas ao Banco Central são alvo de “profunda análise e atenção do banco” e que tem como propósito resolvê-las junto aos clientes. Também por meio de nota, o Bradesco informou que melhorou sua posição no ranking do BC e que isso “reflete as ações que vem sendo tomadas visando o constante aperfeiçoamento na qualidade de atendimento” aos clientes.

Procurado, o Banrisul não se manifestou. (Fonte: O Globo)
0
0
0
s2sdefault