Data do pagamento varia de acordo com os dígitos finais das placas (Raquel Derevecki)

A cobrança do Licenciamento Anual de Veículos começa neste mês de agosto para os carros, motos, ônibus, vans, caminhões, entre outros, emplacados no Paraná pelo Departamento de Trânsito (Detran).

A data de vencimento da taxa varia de acordo com os dígitos finais da placa e alguns motoristas já receberam avisos em casa, mas ainda será preciso emitir a guia de pagamento.

Todos os veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão o prazo de pagamento encerrando em agosto. Já as placas com final 3, 4 e 5 em setembro; finais 6, 7 e 8 em outubro; e finais 9 e 0 no mês de novembro. Mesmo assim, todas as guias já estão disponíveis. “Ou seja, quem tiver condições de acertar o valor antecipadamente pode fazer isso”, afirmou o chefe da primeira Ciretran de Curitiba, Valmir Moreschi.

Para realizar o pagamento, o usuário precisa emitir a guia de pagamento no site, no aplicativo Detran Fácil ou ainda pessoalmente nos terminais de autoatendimento do Departamento de Trânsito. Esses terminais estão localizados em alguns supermercados da capital, nas Ruas da Cidadania e nos shoppings Palladium, Estação, Crystal, Pátio Batel e Jardim das Américas. Veja a lista completa abaixo.

De acordo com Moreschi, após a emissão, o usuário deve procurar os caixas automáticos do Banco do Brasil ou as agências do Sicredi, Sicoob, Santander e seus autorizados. “Lembrando que nos nossos postos de atendimento é possível encontrar um caixa eletrônico que aceita esse pagamento com cartões de débito, exceto Elo”, informa.

Até 15 dias após a quitação do licenciamento, o condutor receberá o aviso em casa. Ele será enviado por correspondência simples e não exigirá a assinatura do usuário para recebimento. “Antes enviámos a carta registrada, mas muitos documentos voltavam porque os proprietários não estavam na residência, então mudamos isso”, explicou o chefe da primeira Ciretran de Curitiba.

No entanto, é necessário que o endereço esteja atualizado. As alterações necessárias podem ser feitas nos posto de atendimento da instituição ou pelo site ao emitir o requerimento e encaminhar os documentos exigidos pelos Correios. Além disso, condutores que possuem talões de água ou luz registrados em seu nome podem utilizar o aplicativo do Detran para alterar o endereço sem sair de casa.

Não recebo mais o boleto em casa?

Até 2016, o boleto com o valor do licenciamento era enviado para a residência dos condutores. Mas isso mudou no ano passado, quando os condutores passaram a receber em casa somente o aviso de vencimento e não mais a guia para pagamento.

Essa mudança ocorreu devido à Lei Federal 13.281, que passou a incluir juros nas multas atrasadas. “Para licenciar o veículo é necessário quitar os débitos antigos, incluindo multas, seguro obrigatório e IPVA, então não foi mais possível emitir o boleto com antecedência devido à contabilização dos juros, que muda até o dia do pagamento”, explicou Moreschi.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo 0800 643 7373 e solicitar atendimento referente ao pagamento do licenciamento. O atendimento ocorre 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos. (Fonte: Gazeta do Povo)

0
0
0
s2sdefault