Nesta quarta-feira (26/06), em São Paulo, aconteceu reunião da Comissão Paritária Bipartite – CONTEC/FENABAN para tratar do tema segurança bancária.

A representação CONTEC foi coordenada pelo presidente da entidade, Dr. Lourenço Ferreira do Prado; e representando a FENABAN como coordenador, Dr. Adauto de Oliveira Duarte.

Representando a Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) e seus sindicatos filiados, estiveram participando desta reunião da Contec com a Fenaban, Osmar Javorski e Júlio Marenda, diretores do Sindicato de Ponta Grossa e Região.  

Durante a reunião, a representação CONTEC fez retrospectiva de todos os assuntos abordados em reuniões anteriores desde os primeiros debates sobre o tema segurança bancária. Também foi feito um resumo de algumas propostas, que foram possíveis ter o entendimento de transformar em fatos efetivos, a exemplo da porta-giratória, posteriormente, a porta de segurança. Também destacaram a implementação dos registros eletrônicos de movimentos internos e externos das agências além da aquisição de equipamentos cada vez mais modernos.


Os representantes da CONTEC lembrou que muitas dessas ações são frutos de muitos anos de debates que avançaram. O coordenador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, apresentou estatísticas e comentou como estão sendo tratos uma série de eventos como assaltos, sequestros, roubos e furtos a bancos, e ainda casos de explosões de caixas eletrônicos. Ele informou ainda que o assunto está sendo tratado pelos setores especializados na área privada e pública. Estiveram presentes vários representantes da área de segurança dos bancos.


Os representantes da CONTEC reforçaram a necessidade dos debates continuarem principalmente devido as consequência que deixam prejuízos aos empregados, clientes e ainda ao próprio patrimônio das instituições financeiras.


Representantes da CONTEC fizeram relatos sobre doenças mentais provocadas por esses eventos criminais, que têm acometido muitos funcionários e empregados. São doenças como: síndrome do pânico, ansiedade, depressão entre outras.


Ao encerramento da reunião, ficou indicativamente agendado o mês de agosto para se se seguir com este tema.


AVALIAÇÃO
O tema de segurança bancária, devido a sua complexidade, carece constantemente de debate com a participação e colaboração de todos. (Fonte: Contec)

 

0
0
0
s2sdefault