O banqueiro Andrea Orcel (foto) deve lançar um processo de 100 milhões de euros contra o Santander, depois que o banco espanhol retirou sua oferta

para torná-lo executivo-chefe, no início do ano. O processo de Orcel, que foi enviado para o Santander nos últimos dias, alega que o banco quebrou o contrato e pede que a empresa o contrate como CEO ou pague uma indenização de 100 milhões de euros, de acordo com duas pessoas que viram o documento.

 


O processo não será oficialmente aberto ou tornado público até que o Santander tenha a chance de revisar seu conteúdo, disse uma das pessoas. Um porta-voz de Orcel se recusou a comentar, assim como um porta-voz do Santander.


O Santander retirou a oferta de emprego de Orcel em janeiro, apenas quatro meses depois de anunciar sua nomeação. O banco disse que mudou de curso após concluir que não poderia justificar o pagamento de um pacote de 50 milhões de euros para reembolsar o executivo pelas bonificações que ele teria direito e abriu mão ao deixar o cargo de chefe do banco de investimento do UBS.


Na época, o Santander disse que o custo de reembolsar Orcel seria "significativamente acima das expectativas do conselho de administração". No entanto, o jornal "Financial Times (FT)" informou que a tensa negociação sobre o pacote de compensação de Orcel foi apenas um fator na decisão do banco de rejeitar o banqueiro como CEO. A presidente-executiva do Santander, Ana Botín, também começou a questionar sua decisão de contratá-lo depois que ambos divergiram sobre que nível de exposição pública ele teria após se juntar ao banco.


Orcel já havia deixado seu emprego no UBS quando o Santander rescindiu sua oferta, o que significa que a decisão do banco espanhol o deixou desempregado. 


Já era esperado que o ex-chefe do banco de investimentos do UBS lançasse um processo contra o Santander. Em uma entrevista ao FT no início deste ano, o banqueiro italiano revelou que contratou uma equipe jurídica e deu um aviso ao banco espanhol: "Eu não sou conhecido como uma pessoa que esquece as coisas, especialmente quando acredito que a coisa certa a se fazer é não deixar para lá". 

 

O pedido de indenização de 100 milhões de euros foi calculado pela soma dos ganhos potenciais que Orcel perdeu após ter a oferta de trabalho rescindida, bem como honorários advocatícios e outros custos, de acordo com uma pessoa informada sobre o processo. 

Pode ser altamente embaraçoso para o Santander ser forçado a pagar qualquer quantia perto desse montante, dado que a razão para retirar a oferta de nomear Orcel como CEO foi que o banco não achava justo pagar-lhe metade desse valor. (Fonte: Valor Econômico)

0
0
0
s2sdefault