O banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no terceiro trimestre, informou hoje, o Banco Central (BC).

Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. (Da Agência Brasil)


No período, o BC recebeu 646 queixas consideradas procedentes contra o banco, sendo a maioria relacionada à "oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (125)".


Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão.


Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.


O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Pan ficou com índice 149,58.


Em segundo lugar nas queixas, vem a BMG, com índice 82,22 e 376 reclamações. E, em terceiro, o Bradesco, com índice 24,16 e 2.409 reclamações.


O banco Pan tem 4.318.631 clientes, o BMG, 4.566.863, e o Bradesco, 99.684.907.


Procurados pela Agência Brasil, banco Pan, BMG e Bradesco não se pronunciaram sobre o assunto até a publicação deste texto. Reclamações No total, o Banco Central recebeu 12.837 reclamações contra todas as instituições financeiras. A maioria das reclamações é relacionada com a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.347) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.742).


Como reclamar 

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.


Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para a instituição financeira, que tem prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.


Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco.

Se o problema não for resolvido, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo de até dez dias úteis para apresentar resposta.


Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça. Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas. Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas. (Fonte: UOL)

0
0
0
s2sdefault