Para que o brasileiro olha na hora de escolher seu banco? O Twitter fez uma pesquisa sobre isso, e nós do Econoweek tivemos acesso para compartilhar esse conhecimento com você.
Mas não para por aí. Também vamos dar dicas de como escolher o seu banco.
O que é mais importante na hora de escolher um banco:
1) Tarifas bancárias
70% das pessoas que responderam a essa pesquisa disseram que esse é um dos fatores mais importantes na hora de escolher onde abrirá a sua conta.
O brasileiro leva em conta o preço nessa decisão.
Para comparar as tarifas bancárias, dá para entrar no site de cada banco e verificar o preço dos pacotes.
Mas o site do Banco Central disponibiliza uma relação de bancos e suas tarifas bancárias, ordenadamente.
Agora ficou fácil, não é?
2) Benefícios
68% das pessoas responderam que os benefícios oferecidos pela instituição financeira é um diferencial na hora de escolher o seu banco.
Vale lembrar que nessa pesquisa havia a possibilidade de assinalar mais de uma resposta, de modo que a soma não será 100%.
Para benefícios, infelizmente não há nenhum site que reúna informações desse tipo de todos os bancos. O jeito é pesquisar os benefícios no site de cada empresa.
Mas, para os próximos itens, temos dicas, sim!
3) Imagem positiva da marca
Seis a cada dez brasileiros levam em consideração a imagem percebida do banco.
Para você verificar esse tipo de coisa, a primeira dica é ver o que andam falando do seu banco nas redes sociais e fóruns. Se andam reclamando muito, pode ser um mau sinal.
A segunda dica é entrar no site do ReclameAqui, no qual há uma nota da satisfação dos clientes que tiveram algum problema, que foi ou não resolvido. Também é possível ver quais são os problemas enfrentados mais comumente pelos clientes.
4) Localização e acessibilidade
Segundo o Twitter, cada vez mais, as pessoas querem resolver tudo sozinhas, mas ainda a localização, das agências bancárias e postos de atendimento, é importante, e 54% dos pesquisados apontam isso como um fator determinante para essa decisão.
Temos três dicas para essa questão:
1. No Google Maps, ao digitar o nome do banco de seu interesse, ele mostrará todas as agências e postos de atendimento próximos de você;
2. No site do Banco Central, também é possível ver uma relação de agências bancárias e postos de atendimento (mas pelo Google Maps é mais fácil);
3. No site BuscaBanco, da Febraban, é possível buscar as mesmas informações, porém mais ordenadamente e lançando mão de filtros importantes, como o banco que busca ou inserir palavras-chave em sua pesquisa.
5) Aplicativo e internet banking com boa usabilidade
52% dos entrevistados afirmaram que boa navegação e usabilidade de plataformas digitais são fatores decisivos na hora de escolher um banco.
Porém, para testar efetivamente essas plataformas, é necessário tornar-se cliente.
Mas uma boa saída para isso é ver as reclamações no ReclameAqui ou as avaliações nas lojas de aplicativos para celular. (Fonte: UOL)