Reunião da Contec com a Fenaban, realizada durante cerca de dez horas, em São Paulo: avanços nas negociações acerca da MP 905

Na reunião da Contec com a Fenaban, foi assegurada a manutenção da jornada de segunda a sexta-feira, bem como que não haverá aumento de jornada de 6 para 8 horas e que a PLR continuará sendo negociada com os sindicatos.

Foi realizada com avanços a negociação de terça-feira (26) da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), no Maksoud Plaza, em São Paulo. As conversações em torno da MP (Medida Provisória) 905/2019, se estenderam por cerca de dez horas. Ao final da reunião, a Contec assegurou a manutenção da jornada de segunda a sexta-feira, bem como que não haverá aumento de jornada de 6 para 8 horas e que a PLR continuará sendo negociada com os sindicatos.

Nesta reunião da Contec com a Fenaban, o Paraná esteve representado pelo presidente da Federação (FeebPR), Gladir Basso, que preside também o Sindicato de Cascavel, e por Gilberto Lopez Leite, presidente do Sindicato de Ponta Grossa, e Carlos Roberto Rodrigues, vice-presidente do Sindicato de Maringá.

Durante as negociações dessa terça-feira, a Contec apresentou proposta de aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, garantindo os direitos, a jornada e impede a redução salarial dos bancários. Os bancos propuseram mudanças que mantêm o que diz a MP e contrariam o que está na CCT. Mas os dirigentes bancários marcaram posição de que não poderiam fazer um acordo deste, pois seria reabrir as negociações de termos já negociados e definidos em acordo coletivo.

Para a Contec, aceitar as mudanças propostas seria desconsiderar o valor de mesa de negociações, “pois foi negociado uma CCT e, apesar disso, os banqueiros se sentem no direito de ir ao governo e pedem uma medida provisória, desrespeitando a mesa de negociação dos dois lados. Queremos apenas garantir o que firmamos em nosso acordo de dois anos”.

SUSPENSOS EFEITOS DA MP 905
Ao final do dia de reunião da Contec com a Fenaban, as negociações sobre o texto do aditivo avançaram bastante, garantindo a jornada, a negociação da PLR apenas pelos sindicatos, mas dado o avanço da hora as negociações continuarão nos próximos dias, restando alguns detalhes sobre a vigência. Até que o aditivo seja assinado, os efeitos da MP 905 continuam suspensos. (Fotos: Divulgação)

0
0
0
s2sdefault