Levantamento apontou que brasileiro trabalhou 151 dias neste ano para pagar tributos, como impostos, taxas e contribuições

(POR TÁCIO LORRAN) O brasileiro trabalhou, em 2020, até o último sábado (30/05) para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelos governos federal, estadual e municipal.

É o que revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), divulgada no fim do mês. Leia aqui a íntegra do levantamento publicado.

Isso significa que a tributação representa atualmente 41,3% da renda do trabalhador, de acordo com o estudo. Essa taxa é quase a mesma registrada em 2019, que foi de 41,8%.

“Isso denota que realmente temos uma carga tributária no país bastante elevada”, analisa o instituto, que disse ter levado em consideração a pandemia do coronavírus.

Assim, o Brasil figura entre os países que têm os maiores números de dias trabalhados para pagar impostos, atrás de Dinamarca, Suécia e Itália, por exemplo.




Número de dias trabalhados para pagar tributos – diferenças entre os países
Em outro estudo, foi identificado que, entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que dá o pior retorno em relação aos valores arrecadados.

O resultado consta no Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade (Irbes), também elaborado pelo IBPT. A fonte dos dados apresentados foi a OCDE. (Fonte: Metrópole)

0
0
0
s2sdefault