(Por Cristiane) Veja como baixar o aplicativo e-Título e ainda saiba mais sobre essa ferramenta, como usar, se serve como documento de identidade e muito mais. Logo abaixo vamos mostrar todas as informações necessárias sobre esse aplicativo.

O Tribunal Superior Eleitoral TSE lançou no final de 2017, um aplicativo de celular chamado e-Título que substitui o título de eleitor em papel. Esse aplicativo está disponível na Google Play e App Store e oferece diversos serviços da Justiça Eleitoral online.
 
O e-Título nada mais é do que um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso fácil e rápido às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, apresenta informações como situação cadastral, zonal eleitoral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Nesse ano de 2020 ficou bem mais fácil acessar o aplicativo, pois agora tem como entrar só com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade é que tem como agora os eleitores se cadastrarem como mesários voluntários, e o aplicativo se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

Baixar Aplicativo e-Título
O aplicativo pode ser instalado pra smartphone ou tablet que tiveram os sistemas operacionais Android ou iOS. Depois de baixar é muito simples usar, é só inserir os seus dados pessoais. Para o eleitor que ainda não realizou o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Como baixar o aplicativo e-título

·        Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR&gl=US

·        App Store: https://apps.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088

O aplicativo e-Título é disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral e traz dados sobre zona e seção, bem como o endereço do local de votação e se você está em dia com essa obrigação. Se você tem a biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral, a via digital do título vem com a sua foto.

Para instalar esse aplicativo é muito fácil, ele está disponível para Android na Google Play e iOS na App Store, para baixar é só entrar na loja do seu telefone, instalar e depois informar o número do título ou CPF, data de nascimento, seu nome e o nome do seu pai e da mãe.


·        Site oficial: https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo

Além disso, o e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e também as impressões digitais. Caso você não tenha passado pelo recadastramento, então é necessário levar documento com foto original no dia da eleição.

É importante lembrar que o antigo título de eleitor impresso continua valendo e deve ser apresentado no dia da eleição junto com o RG ou a carteira de habilitação, como já é o normal de acontecer. A via digital do seu título vai ser validade e vai ficar disponível assim que você fornecer seus dados no aplicativo.

Portanto, para instalar o aplicativo e-Título é bem simples e fácil, é só pesquisar pelo nome do aplicativo pelo celular ou tablet, na sua Google Play Store ou App Store e depois instalar. Para começar a usar é só preencher os dados que são solicitados.

Serve como documento de identidade?
O e-Título só serve como documento de identidade caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico, pois com ele no aplicativo será exibido a foto do eleitor. Agora, se ele não fez o recadastramento biométrico, no dia da eleição é necessário levar um documento de identificação oficial.

Mas, em geral, no dia a dia o e-Título não substitui o documento de identificação. Ele só deve ser usado no dia da eleição, e caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico, pois assim vai ter a foto dele no aplicativo permitindo a identificação.

Como votar com o e-título
O e-Título é um aplicativo que foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral o TSE que consiste na via digital do título eleitoral, que passou por algumas atualizações recentemente.

A principal mudança é que o aplicativo passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que ele apresente somente o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Lembrando que essa funcionalidade está disponível só para quem fez o cadastramento biométrico.

O intuito do e-Título é facilitar ainda mais a vida do eleitor no dia da votação. E, outras alterações foram feitas também para oferecer maior proteção aos dados do usuário.

O Tribunal recomenda que os eleitores instalem o aplicativo com antecedência antes do dia das eleições municipais desse ano, onde o primeiro turno vai acontecer no dia 15 de novembro.

Com mais tempo para utilizar a interface do aplicativo, o eleitor vai estar mais seguro e apto para usar ele no dia da votação.

Sobre as eleições 2020
Nesse ano de 2020 o primeiro turno das eleições vai acontecer no dia 15 de novembro. E, nos municípios que tiver a necessidade de ter segundo turno, a data marcada é dia 29 de novembro.

Nesse ano o horário de votação foi ampliado por conta da pandemia do novo corona vírus. Dessa maneira, os eleitores podem comparecer às urnas das 7h às 17h.

Mas, fique sabendo que o horário entre 7h às 10h da manhã é preferencial para os idosos acima de 60 anos de idade. E, ressaltando que o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos de idade, e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos de idade.

Não esqueça de levar os nomes e números dos seus candidatos anotados no dia da eleição, se possível não leve crianças e nem acompanhantes, e não deixe para votar em cima da hora. Além disso, respeite o horário preferencial separado para a votação dos idosos, e lembre de limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Se tiver febre no dia, fique em casa. E, saiba que no local da votação não é permitido se alimentar, beber ou fazer atividade que precise tirar a máscara.
 
É importante que o eleitor confira o local de votação dele antes de sair de casa, e por causa da pandemia que ele não esqueça de usar a máscara, se possível levar a sua própria caneta, e lá na hora manter distância das pessoas e evitar o contato físico. (Fonte: GazoApp)

0
0
0
s2sdefault