Apesar de os órgãos de saúde alertarem para o aumento da média móvel de mortes diárias por covid, o Banco do Brasil convocou, nesta quarta-feira (18/5), seus funcionários do grupo de risco para o trabalho presencial.

A decisão decorre da edição da portaria 913, de 22/04/2022, que declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) e revoga a Portaria GM/MS nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, ficando sem efeito o ACT covid firmado pela CONTEC com o Banco do Brasil em 19/03/2021.

No entanto, o tema em questão diz respeito à vida dos colegas, visto que o número de mortes por COVID vem crescendo nas duas últimas semanas. Índice que estar sendo amplamente divulgado nos jornais.

Portanto, necessitamos convencer a direção da empresa a postergar o retorno dos funcionários do grupo de risco ao trabalho presencial, até que tal retorno não venha a colocar a vida dos referidos funcionários em risco.

Além disso, em contato com o representante do Banco, o coordenador da Comissão de Negociação da CONTEC já ponderou a necessidade de encontrarmos também uma saída negociada para o expressivo número de horas negativas acumuladas por muitos colegas, que não conseguiram trabalhar remotamente.

Ademais, tendo em vista as dificuldades já enfrentadas pelos funcionários em decorrência da pandemia, que afetou a maioria das famílias brasileiras, também não é razoável que o Banco denuncie ao compromisso, não clausulado,de não descomissionamento por desempenho, enquanto perdurar a pandemia.

Objetivando o encontro de alternativas relativas às questões acima, as partes agendaram reunião para às 17 horas desta quinta-feira (19).

Diretoria Executiva da CONTEC

0
0
0
s2sdefault