Lançada em 2019 pelo Governo Federal, a Carteira de Trabalho Digital revolucionou a relação do trabalhador com suas informações profissionais. Anteriormente registradas em uma caderneta física, essas informações estão agora em um espaço virtual inovador. A tecnologia facilitou o acesso à dados como data de admissão, vínculo empregatício, salário, seguro desemprego, e muito mais.

Por meio desta ferramenta virtual, o profissional formalizado tem seus direitos trabalhistas assegurados, como aposentadoria, seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Neste contexto, o uso consciente da Carteira de Trabalho Digital é fundamental para o trabalhador.

Para criar sua Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores devem baixar o aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal em seu celular ou computador e se identificar informando o número do CPF. Destaque-se que o profissional apenas precisará fornecer seu CPF para garantir o acesso do empregador a suas informações trabalhistas. A grande vantagem da versão digital da CTPS é que ela não pode ser perdida e está sempre disponível para consulta.

Quais são os Benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital trouxe consigo várias vantagens em comparação a versão física. A primeira delas é a eliminação da burocracia, já que o documento fica disponível rapidamente para o trabalhador. Outro benefício é a segurança de não perder o documento, ao mesmo tempo que todas as informações sobre o contrato de trabalho ficam de fácil acesso.

Como Emitir a Carteira de Trabalho?
A emissão da Carteira de Trabalho Digital pode ser feita através do aplicativo para smartphones ou por meio do site do Governo Federal. O trabalhador deve informar o número do CPF e completar o cadastro com dados pessoais. A validação dessas informações é realizada pelo sistema do Governo Federal. Posteriormente, o profissional responde a cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária, obtendo assim, uma senha temporária para acesso ao sistema.

Em suma, a Carteira de Trabalho Digital veio facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros, proporcionando um acesso simples e rápido às suas informações trabalhistas. A modernidade e a praticidade dessa ferramenta assegura benefícios e garante os direitos do trabalhador na palma da mão. (Fonte: Jornal do Dia)

Notícias FEEB PR

0
0
0
s2sdefault