Carlos Vieira afirma que os próximos editais de concursos podem ser lançados com prazo mais curto (Por Melissa Carnaúba) - foto divulgação -

Recentemente, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que pode antecipar editais de concursos em 2024. Segundo ele, a intenção é lançar os próximos concursos em prazos mais curtos do que o habitual, tornando mais rápido a aplicação de concursos para cargos públicos no Brasil.

Diante desta situação, ele explicou que não há uma regra definitiva para a frequência dos concursos, pois isso depende da dinâmica da empresa, do mercado e das oportunidades de crescimento. Porém, destacou que a Caixa não realizava um amplo concurso para seu quadro geral desde 2014, incluindo o cargo principal de técnico bancário novo, de nível médio.

“A gente não estabeleceu uma regra definitiva, porque isso é muito da dinâmica da própria empresa, do mercado, de crescimento do mercado, geração de oportunidades. Então, dependendo das circunstâncias, pode ser em um prazo muito mais próximo do que foi no passado”, afirmou Carlos Vieira em entrevista para a Valor.

Concursos da Caixa
Este ano, no mês de maio, está previsto para acontecer o concurso da Caixa. Conforme prevê o edital, serão 4.050 vagas para cargos de níveis médio e superior. Em 2021, a Caixa realizou um concurso com 1.100 vagas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD). O novo concurso é visto como uma forma de suprir a carência de servidores e compensar as saídas geradas pelo Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

Por outro lado, o presidente destacou que, com 87 mil empregados atuais e a entrada de mais 4 mil, incluindo a compensação pelo PDV, o concurso contribuirá para manter a quantidade de empregados. Nesse sentido, também foi discutida a importância de suprir as aposentadorias que ocorrem no banco.

Ao todo, 1.201.097 inscrições foram confirmadas no concurso da Caixa, sendo o cargo de técnico bancário novo, de nível médio, o mais procurado pelos candidatos, que representa mais de 90% das inscrições. Além disso, as outras vagas oferecidas pelo concurso são para técnico bancário de Tecnologia da Informação (TI), engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

Informações sobre o concurso
A Caixa informou que os exames do concurso devem acontecer no dia 26 de maio, sendo uma avaliação específica para cada cargo informado no edital. Além de provas objetivas, a avaliação conta com uma parte discursiva e de títulos.

Além disso, o concurso oferece 4.050 vagas, sendo 4.000 para técnicos bancários (tradicional e TI) de nível médio e 50 para nível superior, como engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

Em relação aos salários iniciais, os valores podem chegar a R$ 5.575,54, com benefícios adicionais como auxílio-alimentação, assistência à saúde e previdência complementar. O concurso também prevê reserva de vagas para deficientes (6%) e negros (20%).

Abaixo, é possível conferir a visão geral das disciplinas cobradas em cada cargo:

Técnico Bancário Tradicional:

·         Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática Financeira, Noções de Probabilidade e Estatística, Comportamentos Éticos e Compliance.

·         Conhecimentos Específicos (35 questões): Conhecimentos Bancários, Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Conhecimentos e Comportamentos Digitais, Atendimento Bancário.

Técnico Bancário de Tecnologia da Informação (TI):

·         Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática Financeira, Noções de Probabilidade e Estatística, Comportamentos Éticos e Compliance.

·         Conhecimentos Específicos (35 questões): Tecnologia da Informação, Conhecimentos e Comportamentos Digitais.

Médico e Engenheiro (Nível Superior):

·         Conhecimentos Básicos (30 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos e Comportamentos Digitais, Comportamentos Éticos e Compliance, Noções de Probabilidade e Estatística.

·         Conhecimentos Específicos (40 questões): Varia conforme a especialidade do cargo (Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho).

Em relação ao próximo concurso da Caixa Econômica Federal, o presidente informou que ainda não há uma regra definitiva, mas que alternativas estão sendo pensadas para que os prazos sejam menores e muito mais próximos do que foi no passado. (Fonte: Folha Financeira)

Notícias FEEB PR

0
0
0
s2sdefault