Banco vai disponibilizar cartão de crédito específico para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual - foto Paulinho Costa feebpr -
O Itaú Unibanco e a Thales, líder global em tecnologias avançadas, estão lançando o primeiro Cartão de Pagamento por Voz. Criado em conjunto com a Handsome, fintech especialista em inclusão, o cartão foi desenvolvido especialmente para auxiliar às pessoas com algum tipo de deficiência visual em cada etapa da transação, vocalizando ao usuário o valor da compra antes que ele digite a senha.
O recurso também informa ao cliente a conclusão da transação.
“Temos um forte compromisso com a diversidade e a inclusão. Por isso, desenvolvemos este cartão para que possamos auxiliar milhares de clientes do banco a realizarem seus pagamentos via cartão com muito mais autonomia e segurança nas transações presenciais”, explica Mario Miguel, diretor de pagamentos, do Itaú Unibanco.
Cartão de Pagamento por Voz
A tecnologia exclusiva da Thales funciona através de um cartão de crédito, conectado via Bluetooth a um aplicativo móvel disponível na Apple Store (iPhone) e na Play Store (Android). Ao receber o cartão, basta o usuário aproximá-lo do celular com o Bluetooth ativo para emparelhá-los com segurança.
Assim, ao realizar qualquer pagamento, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo da Thales. Que é vocalizado ao usuário pelo áudio do celular antes de qualquer validação. Quando o usuário insere a senha na máquina para autorizar o pagamento, o aplicativo avisa se este foi digitado corretamente e se a transação foi confirmada.
Conveniência e autonomia
Segundo Gustavo Daniel, head de vendas de serviços bancários e de pagamentos da Thales para o Brasil, o projeto Cartão de Pagamento por Voz foi movido pelo propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
“Como líder em soluções inovadoras e mais responsáveis de pagamento, a Thales pretende proporcionar conveniência e autonomia ao maior número de pessoas possível. Temos orgulho de compartilhar o mesmo objetivo com o Itaú, e atender às necessidades dos nossos clientes”, acrescenta.
O Itaú é pioneiro na iniciativa e, junto com a Thales, convidou pessoas com deficiência visual para testar a tecnologia do Cartão de Pagamento por Voz e coletar comentários e sugestões de melhoria.
“Nossa abordagem de transformação cultural focada na cocriação de soluções com o cliente no centro de nossas decisões nos permite avançar para oferecer as melhores experiências. Essa é uma jornada infinita, que tem como objetivo estarmos cada vez mais alinhados com às necessidades diversas dos clientes do Itaú”, completa Lineu de Andrade, diretor de operações do Itaú Unibanco. (Fonte: Inteligência Financeira)
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