Destaques

Últimas Notícias

CONTEC e FENABAN: Negociação Nacional sobre Autorregulação Sindical e Violências no Trabalho é realizada em São Paulo

Sexta, 28 Novembro 2025

escrito por Assessoria 

 No dia 26 de novembro de 2025, foi realizada em São Paulo a reunião da Mesa Temática de Negociação Nacional entre CONTEC e FENABAN, dedicada ao debate sobre Autorregulação Sindical, assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência relacionadas ao trabalho bancário.

JUROS DOS BANCOS SÃO OS MAIORES EM 8 ANOS: VEJA COMO NÃO SE ENDIVIDAR

Sexta, 28 Novembro 2025

Empréstimos atrasados chegaram no pior nível desde 2011 — reflexo da Selic elevada (Por Rebecca Crepaldi)

ESPECIALISTAS LISTAM DICAS DE CUIDADOS NAS COMPRAS DA BLACK FRIDAY

Sexta, 28 Novembro 2025

Consumidor deste estar atento para não cair em golpes (Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil) - foto Reprodução -

STF cancela tese que reconhecia direito à ‘revisão da vida toda’ do INSS

Sexta, 28 Novembro 2025

Possibilidade de escolha de regra mais vantajosa para cálculo de aposentadorias do INSS ficou inviável depois de decisão do STF de março do ano passado. Agora, Supremo consolida entendimento de que mecanismo não pode ser usado.

Buscar Notícias

Newsletter

Receba notícias importantes em seu e-mail.

Temos 111 visitantes e Nenhum membro online

Mercado Pago e IFood lançaram novos modelos para permitir mais funções interativas com seus usuários

escrito por Maria Clara 

Os agentes de IA, turbinados com inteligência artificial generativa, começam a ganhar espaço entre as empresas que atuam no comércio eletrônico. Com apenas um simples comando de voz ou de texto, o usuário consegue fazer pedidos no delivery de comida ou até mesmo consultar saldo, realizar pagamentos e transferências via Pix.

Nesta quinta-feira, o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, anunciou o lançamento de seu assistente financeiro desenvolvido com IA no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber a funcionalidade, que será disponibilizada gradualmente para toda a base de clientes. O assistente permitirá que o cliente tenha acesso a cerca de 60 funções por comando de voz ou texto.

Funciona assim: o usuário pede para fazer um pagamento ou programar um depósito, e o sistema executa de forma intuitiva e autônoma.

A nova ferramenta é uma evolução do uso de IA já presente no aplicativo, que até então otimizava funções básicas como a sugestão de contatos para Pix, categorização de gastos e detecção de comportamentos atípicos, lembra André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil.

— Agora, o assistente pessoal compreende linguagem natural e interage em tempo real, por texto ou voz, para executar tarefas cotidianas de forma fluida. Essa primeira versão do assistente foca em serviços de conveniência e, à medida que começa a ser disponibilizada para toda a base de usuários do Mercado Pago, vai evoluir para serviços mais sofisticados, até se tornar o novo gerente de banco de cada cliente — afirma Chaves.

Recentemente, o iFood também anunciou sua própria solução. Para isso, criou o “Ailo”, um assistente que entende as preferências de cada usuário e entrega sugestões sob medida a partir de uma interação com o WhatsApp. Segundo a empresa, o consumidor poderá iniciar o pedido fora do aplicativo, com comandos como “gostaria de uma comida leve que chegue em até 30 minutos” ou “quero pedir em restaurantes que estejam com promoção”, e receber opções adequadas.

— A ideia é que a IA seja uma aliada invisível no dia a dia. A inteligência artificial permite que cada pessoa tenha um iFood único e nos dá uma capacidade inédita de personalizar a experiência e antecipar tendências. Com o Ailo, conseguimos acompanhar o cliente no canal que fizer mais sentido em cada ocasião — afirma Isabella Piratininga, diretora de Transformação Disruptiva no iFood.

A solução do iFood foi desenvolvida em parceria com a Prosus, empresa global de tecnologia e controladora do iFood. Segundo a companhia, o Ailo é baseado em um modelo de raciocínio com memória de longo prazo, treinado a partir de bilhões de interações reais, como cliques, buscas, compras, cancelamentos e avaliações. É construído sobre uma arquitetura híbrida que combina diferentes modelos de IA, como os da Anthropic, OpenAI e AWS. Isso, diz a empresa, permite identificar padrões de comportamento e interpretar intenções de consumo.

O avanço dos agentes de IA é uma tendência entre as empresas de tecnologia e começou a ganhar força há cerca de dois anos, com gigantes como Qualcomm, Samsung e Apple. As companhias passaram a desenvolver chips e sistemas operacionais capazes de integrar as novas funções em seus aparelhos. Para o especialista Antônio Arruda, da 2A Consultoria, os agentes de IA são hoje a principal nova fronteira das companhias:

— Os agentes de IA tendem a se popularizar e a ganhar espaço. Mas já estamos vendo uma evolução, com essa tecnologia aprendendo o suficiente para prever os próximos passos do usuário.

Por Bruno Rosa

Fonte: O Globo

www.contec.org.br