Em audiência pública presidida pelo Senador Paulo Paim (PCdoB/RS) realizada na última sexta-feira (3) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Recife), as centrais sindicais UGT-PE, CUT, NCST, CTB e diversos movimentos sociais gritaram não ao Projeto de Lei nº 4330, em tramitação no Congresso Nacional, por entenderem que permitirá a terceirização indiscriminada no país, precarizando as relações de trabalho, enfraquecendo a luta sindical e impondo enormes prejuízos à classe trabalhadora.
Representando o Sindicato dos Bancários de Garanhuns e Região, estiveram presente os diretores Alberto Flávio, Robério Queiroz, Marcelo Marçal e os associados Odir Penaforte e Juraci da Albuquerque.
O presidente da União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco Gustavo Walfrido afirmou que "é importante enfatizar a unidade da classe trabalhadora, pernambucana e brasileira, contra o PL 4330, que só traz prejuízos aos trabalhadores. É muito importante essa iniciativa do Senado, na pessoa do Senador Paulo Paim, em promover audiências públicas em todo o país, para que a gente possa mostrar ao Congresso Nacional, aos deputados federais que votaram pelo PL 4330, que votaram contra a classe trabalhadora". O Plenário da Casa de Joaquim Nabuco ficou absolutamente lotado e muitos militantes e sindicalistas não puderam mais entrar para participar dessa audiência.
O senador Paulo Paim convidou à mesa a Deputada Federal Luciana Santos (PCdoB/PE), que em seu pronunciamento se mostrou contra o projeto de lei das terceirizações, opinando sobre os prejuízos que os trabalhadores brasileiros terão com a sua aprovação. Essas audiências promovidas em todos os estados servem para que o Senado tome conhecimento da vontade do povo e vote segundo essa vontade e não por interesses políticos próprios, em detrimento dos trabalhadores da nação. Em cada assembleia legislativa de cada estado os trabalhadores deverão ser ouvidos e deverão lembrar aos nobres deputados federais e senadores brasileiros que acabou o tempo dos rumos deste país serem decididos sem a participação democrática do povo brasileiro.
O Sindicato dos Bancários de Garanhuns e Região é contra o PL da Terceirização!!!
Fique por dentro do que Conta no PL 4330:
• Terceirização sem Controle
• Acaba com a Atividade Fim das empresas
• Terceirização no setor público de forma a acabar com o concurso público
• Não define responsabilidades nem solidária e nem subsidiária
• Fim das categorias profissionais
• Fim da CLT e do Regime Estatutário
• Criação do Regime PJ (Pessoa Jurídica)
• Fim de todos os direitos sociais e trabalhistas como férias, 13º salário, licença maternidade entre outros
• Enfraquecimento da Previdência pública. Trabalhador terceirizado não tem perspectivas de aposentadoria devido a alta rotatividade neste setor;
• Condições de trabalho precárias com alto índice de doenças e acidentes de trabalho