A discussão dos critérios para criação de centros de realocação e requalificação de bancários atingidos por processos de reestruturação organizacional nos bancos, prevista na cláusula 62 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), avançou em reunião entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), ocorrida nesta terça-feira (30/05), em São Paulo.

Agora, acontecem as negociações individuais por banco. Outro ponto debatido foi o adiantamento emergencial de salário nos períodos transitórios de afastamento por doença, garantido pela cláusula 65 da CCT. A determinação é que as empresas mantenham o pagamento aos funcionários afastados para tratamento de saúde.

Alguns bancos passaram a descumprir o acordo após uma portaria do Ministério da Saúde extinguir a possibilidade de pedido de reconsideração junto ao INSS, nos casos em que o empregado é considerado apto ao retorno ao trabalho pelo perito do Instituto Nacional do Seguro Social, mas inapto pelo médico do banco.

A reunião também incluiu a cláusula 37, sobre monitoramento de resultados. O Comando alertou sobre o cuidado que se deve ter para possíveis alterações. A proibição de ranking individual deve ser mantida, assim como a vedação da cobrança de resultados através de mensagens eletrônicas e no celular particular do empregado. 

 

Fonte: SEEB BA

0
0
0
s2sdefault