Implementado em 2020, o Pix é um sucesso e se tornou a forma de pagamento mais usada por grande parte dos brasileiros. E o Banco Central (BC), que criou o sistema de pagamento automático, prometeu continuar investindo na evolução e modernização do Pix. Confira seis novidades do Pix para este ano e para 2026 (algumas delas inclusive já foram lançadas): (Por Carolina Carvalho)


1. Pix por aproximação
Essa já entrou em vigor em fevereiro. Com o Pix por aproximação, você consegue realizar o pagamento simplesmente aproximando o seu celular, sem a necessidade de pedir chave ou QR Code. O Banco Central limitou os pagamentos até R$ 500.

2. Pix no boleto
“Também chamado de boleto integrado com Pix, ou ‘BolePIX’, a atualização permite que o pagamento seja compensado instantaneamente – coisa que não tem como ser feita ao pagar um boleto utilizando o código de barras”, explica o Academia Assaí.

3. Pix como garantia
Prevista para o ano que vem, o Pix como garantia será voltado para quem tem CNPJ, que vai poder usar o método de pagamento como forma de garantir operações de crédito.

4. Pix parcelado
Assim como você parcela suas comprinhas no cartão de crédito, a ideia desse Pix é poder parcelar pagando taxas de juros menores.

5. Mudanças no comprovante do Pix
O BC criou alguns marcadores no comprovante para evitar golpes. Por exemplo, todos os bancos precisam incluir um ícone de “check” em pagamentos Pix que foram concluídos.

6. Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Já sofreu porque mandou um Pix errado ou por causa de algum golpe? Com o MED, previsto para ser lançado em outubro, você vai poder pedir o seu dinheiro de volta diretamente no aplicativo do banco, de forma mais prática, rápida e fácil. (Fonte: Diário do Comércio)

Notícias FEEB PR

0
0
0
s2sdefault