Terá início na próxima terça-feira, dia 19, a fase que é considerada por muitos como a mais importante das corridas eleitorais: o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Os candidatos terão 45 dias de exposição - o período vai de 19 de agosto até 2 de outubro, três dias antes da votação em primeiro turno.

Para os casos em que houver segundo turno, o período do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa a partir de 48 horas depois da promulgação de resultados de primeiro turno e vai até o dia 24 - a votação ocorre no dia 26. O horário eleitoral será exibido em dois blocos diários, de segunda a sábado.

No rádio, a exibição será das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50. Na TV, das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20. Os programas de segunda, quarta e sexta-feira apresentarão candidatos a governador, deputado estadual e senador. Terças, quintas e sábados serão reservados aos postulantes a presidente e deputado federal. No domingo, serão exibidas apenas inserções diluídas durante a programação.

Espaço
A definição do tempo leva em conta dois critérios:
Um terço do tempo disponível é dividido de forma igualitária entre todos os candidatos ou partidos, garantindo assim um espaço mínimo para cada uma das legendas.

Os dois terços restantes são divididos de acordo com a representatividade de cada sigla na Câmara dos Deputados.

Na disputa para Presidente da República, por exemplo, Dilma Rousseff (PT) terá 11 minutos e 24 segundos, contra 4’35” de Aécio Neves (PSDB), o seu principal adversário.

Nas disputas ao governo do Estado e o Senado, a diferença de tempo entre os principais candidatos é menor.
0
0
0
s2sdefault