O Ministério do Trabalho publicou em seu perfil no Facebook, neste domingo (9), um vídeo em que compara o período de férias determinado por lei no Brasil com o de outros países. A postagem gerou polêmica e recebeu mais de 800 comentários --número bastante acima da média na página--, a maioria criticando o conteúdo.

No vídeo, o ministério lista nove países que teriam um período de férias menor do que os 30 dias do Brasil, entre eles, Estados Unidos, Argentina, China e Suécia.

Vários internautas apontaram, porém, que a comparação estaria errada, já que no Brasil são 30 dias corridos, não dias úteis. Contando apenas os dias úteis, o Brasil passa a ter 21 dias de férias, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), agência ligada às Nações Unidas.

Por essa contagem, o Brasil tem um período de férias menor do que a Suécia, citada no vídeo, já que lá são 25 dias úteis, por exemplo.

O Ministério do Trabalho, então, adicionou uma "errata" (correção) na postagem.

ERRATA - O Ministério do Trabalho esclarece que o tempo de férias nos países mostrados no vídeo são contados em dias úteis, enquanto o número mostrado para o Brasil (30 dias) refere-se a dias corridos. #Curiosidade | Você sabia que cada país tem um período de férias diferente? No Brasil, o trabalhador contratado em regime CLT tem direito a 30 dias de férias ao fim de cada período aquisitivo, ou seja, a cada 12 meses trabalhados em uma mesma empresa. A folga de pelo menos três semanas ao longo do ano é garantido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas nem todos os países aplicam essa determinação. Veja quanto tempo duram as férias em cada país.

Usuários do Facebook fizeram outras críticas e acusações. Entre elas, de que o Ministério não cita outros países com período de férias maior do que o Brasil. (Fonte: UOL)
0
0
0
s2sdefault